bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Moradora encontra escorpião no quarto no Morumbi, em Ilha Solteira

De acordo com a moradora da Rua Pelotas, o escorpião era grande e foi encontrado em seu quarto

Compartilhe esta notícia:

ilha-news-escorpiao-morumbi-ilha-solteira
Foto: Colaboração

Uma moradora do bairro Morumbi, que fica na zona sul de Ilha Solteira (SP), encontrou um escorpião na manhã deste sábado (30).

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

O escorpião é da espécie amarela, que se tornou comum na cidade e cujo veneno pode matar, principalmente, crianças e idosos.

De acordo com a moradora da Rua Pelotas, o escorpião era grande e foi encontrado em seu quarto.

250x250-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

Escorpiões

Os escorpiões, geralmente, são localizados onde há acúmulo de madeiras, entulhos, tijolos e folhagens que eles se alojam.

Mas em boa parte das casas onde escorpiões vêm sendo encontrados não há entulhos para servir de abrigo. A possibilidade é que os escorpiões entrem pela rede de esgoto.

Manter caixas de gordura, ralos internos e externos bem vedados pode evitar a passagem de escorpiões que transitam na rede de esgoto.

Também é importante sacudir roupas e sapatos antes de utilizá-los para evitar acidentes.

Perigo

O escorpião amarelo, que é o que vem sendo encontrado com frequência em Ilha Solteira, é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Ele possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. Mede até 7 cm de comprimento e tem capacidade de autoreprodução (só existem fêmeas e todo indivíduo adulto pode reproduzir sem a necessidade de acasalamento).

Por causa da adaptação a qualquer ambiente, uma vez transportado de um local a outro, instala-se e prolifera com muita rapidez.

O escorpião amarelo é carnívoro. Alimenta-se de baratas, aranhas, podendo ocorrer inclusive canibalismo. Sobrevive sem alimentação por um tempo prolongado.

Em caso de picada por escorpião procure, imediatamente, orientação médica para avaliar a necessidade de tratamento do acidente.

Bloqueio

A Vigilância Sanitária informa que precisa ser comunicada para que ações de combate ao escorpião possam ser tomadas.

Quando comunicado, o órgão explica que vai até o local para verificar se há locais que facilitem a proliferação do escorpião e para orientar o morador sobre como combater o aracnídeo.

Basta ir até a Vigilância, para o preenchimento de um formulário, para que as ações possam ser tomadas. Se possível, levar o escorpião localizado até o órgão.

A Vigilância Sanitária agora funciona no Passeio Niterói 222/224, junto com o Cerest. Os telefones são (18) 3743-6042 ou 3743-1899.

Comentários

Veja também

Últimas notícias

plugins premium WordPress
error: Este conteúdo está protegido!