O MDB confirmou a pré-candidatura do médico Emanuel Zinezi à Prefeitura de Ilha Solteira (SP) nas eleições de 2024. Ele é o atual vice-prefeito da cidade.
O ato, realizado na última sexta-feira (15), na Asuis, contou com a presença de cerca de 400 pessoas. Inicialmente, com base em estimativa dos envolvidos, foi divulgado um público de 600 pessoas.
Além do prefeito Otávio Gomes (PSD), também participaram seis dos sete vereadores governistas: Cido do Novo Horizonte, Dalmi Guedes, Jeferson Kanon, Luís Otávio, Ricardo Casagrande e Thereza Rocha, que juntos obtiveram 2.397 votos nas eleições de 2020.
Antes da fala de Emanuel, a organização exibiu vídeos de apoio com depoimentos do ex-prefeito Edson Gomes, dos deputados estaduais Carlão Pignatari (PSDB) e Itamar Borges (MDB), do prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo (MDB) e do presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi.
Em sua fala, Emanuel disse que “é bom iniciar a caminhada com um caloroso apoio”.
“Vejo que temos um grupo importante junto, de pessoas boas, e é isso que a gente quer. E estamos todos juntos, caminhando para levar Ilha Solteira para a frente. É isso que queremos, junto com os partidos que estarão com a gente”, disse o vice-prefeito. “E eu quero fazer muito mais por Ilha Solteira. Ilha Solteira é minha casa, minha cidade, a cidade que eu amo. Quando a gente fala em arregaçar as mangas, é para lutar por Ilha Solteira, e melhorá-la cada vez mais. Porque Ilha Solteira merece. Ilha Solteira é uma cidade linda. E queremos fazer isso por todos nós”, afirmou Zinezi.
Vaga de vice
No evento não houve menção a um possível pré-candidato a vice-prefeito. Mas, a princípio, ele pode sair do PSD ou do União Brasil, que devem se aliar ao MDB na eleição.
Os nomes dos diretor do Departamento Municipal de Esportes, Marquera, e do vice-diretor da Unesp, Ennes Furlani Jr, estão entre os que aparecem cotados para a vaga.
Trajetória política
Emanuel já foi eleito três vezes vereador, sendo duas vezes presidente da Câmara de Ilha Solteira, eleito três vezes vice-prefeito e assumiu, interinamente, a Prefeitura de Ilha Solteira.
Foi eleito vereador, pela primeira vez, em 2000, quando foi o segundo mais votado, obtendo 635 votos pelo PTB para o mandato 2001-2004.
Em 2004, foi reeleito vereador, desta vez pelo MDB, sendo o mais votado com 794 votos para o mandato 2005-2008 e presidiu a Casa de Leis em 2005.
Pelo DEM, foi eleito vice-prefeito pela primeira vez, em 2008, ao lado de Edson Gomes para o mandato 2009-2012.
Em 2012, foi reeleito vice-prefeito pelo DEM, desta vez ao lado de Bento Sgarboza para o mandato 2013-2016.
Em 2016, ainda pelo DEM, voltou a se eleger vereador, novamente sendo o mais votado, com 853 votos para o mandato 2017-2020.
Em 2017, foi eleito presidente do Legislativo pela segunda vez e assumiu a Prefeitura de Ilha Solteira, interinamente, enquanto o prefeito eleito Edson Gomes esteve foragido.
Atualmente, ocupa o cargo de vice-prefeito para o qual foi eleito em 2020 ao lado de Otávio Gomes. Emanuel nunca disputou eleição como candidato a prefeito.
📲 Fique por dentro do que acontece em Ilha Solteira. Siga o perfil do Ilha News no Instagram.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ilha Solteira por meio do WhatsApp do Ilha News: (18) 99751-7560.