O vereador Ricardo Casagrande (PSB), mais votado nas Eleições 2020 com 608 votos, presidiu a sessão solene de posse na Câmara Municipal de Ilha Solteira (SP).
A Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa de Leis estabelecem que a sessão de posse seja presidida pelo mais votado.
O vereador Alberto dos Santos Júnior, o Beto (PSB), foi escolhido por Ricardo para secretariar a sessão solene de posse.
Em seguida, o vereador Eduardo Vasconcelos foi o escolhido para fazer a leitura bíblica, sendo escolhido o Salmo 23.
Após o Hino Nacional Brasileiro, os nove vereadores fizeram o juramento, entregaram suas declarações de bens e assinaram os termos de posse.
Ricardo Casagrande justificou a ausência do vice-prefeito Emanuel Zinezi Rodrigues (DEM), que está isolado em casa com covid-19.
“Doutor Emanuel Zinezi está em casa, graças a Deus, em franca recuperação do coronavírus. Aproveito para externar o mais pronto restabelecimento e que continuemos em orações para que esta recuperação seja ainda mais rápida”, declarou Casagrande.
Na sequência, os vereadores empossados votaram para eleger a Mesa Diretora para este ano.
A chapa governista “Humanizando o Legislativo” venceu a eleição por seis votos contra quatro da chapa oposicionista “Fiscalização e Transparência”.
Luís Otávio Collus de Paula (DEM), que encabeçou a chapa governista, foi eleito pela sexta vez presidente da Câmara Municipal.
A chapa da oposição era encabeçada pelo vereador Cícero Aparecido da Silva (PDT). Eleito pela oposição, o vereador Jeferson Kanon (MDB) votou na chapa governista.
Depois da eleição da Mesa Diretora, o vereador Luís Otávio já tomou posse como presidente e deu posse ao prefeito reeleito Otávio Gomes (PSDB).
A sessão solene de posse durou cerca de duas horas e contou apenas com a presença dos eleitos, assessores e servidores da Câmara Municipal devido às restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus.