A cerimônia de lançamento do livro “Rios do Oeste 2” está prevista para o dia 11 de novembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural Pioneiros, em Andradina (SP).
De autoria do repórter fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, o livro tem o objetivo de divulgar o potencial hídrico dos rios do interior paulista.
O livro envolve quase 60 municípios, desde Santa Clara D’Oeste, na tríplice fronteira entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, onde nasce o rio Paraná, passando por Santa Fé do Sul, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Castilho, Andradina, Araçatuba, Barbosa, Presidente Prudente, Taciba e Rosana, as duas últimas já na divisa com o estado do Paraná.
Com 272 páginas, capa dura, dezenas de imagens inéditas, “Rios do Oeste 2” assegura qualidade tanto no acabamento quanto no conteúdo inspirado, especialmente, nos rios do interior paulista. O layout gráfico é do designer Ygor Oliveira, filho do autor.
“Esse novo livro reúne quase o dobro de cidades do primeiro e revela o abrangente potencial hídrico dos rios Paraná, Tietê, Aguapeí/Feio, São José dos Dourados, Paranapanema, Pirapozinho, Mandaguari e Santo Anastácio”, comenta Eustáquio. “Se você aprecia a natureza, os rios, as matas, a água ou uma pescaria, esse é o livro que precisa adquirir”, aconselha.
A edição inicial foi lançada em 2021, via Proac do Governo Paulista e com incentivo cultural das Bebidas Poty e Redetelecom.
O livro pode ser adquirido pelos celulares (18) 99645-2121 com Moisés, e (18) 99805-1043, com Ygor. A edição é limitada a 1,3 mil exemplares.
Outros lançamentos
“A ideia é realizar outras cerimônias de lançamento em Araçatuba, Presidente Prudente e Rosana e, para isso, vamos manter contatos com autoridades desses municípios, a fim de obter o necessário apoio, já que se trata de uma obra literária inusitada”, adianta Eustáquio.
Na lista de empresas que aderiram à inciativa do livro estão a Usina Viralcool em Castilho, CTG Brasil, Fundação Florestal, Instituto Ipê, Associação dos Municípios do Interior Paulista (Amensp) e o Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista (Ciensp).
Educação e preservação
Com foco nas escolas, o conteúdo do livro envolve natureza, meio ambiente, geografia, história e ciência. “Me dediquei muito para realizar essa obra, mas só fará sentido se os municípios adquirirem exemplares do livro para oferecer conhecimento aos alunos das redes municipais. Mostrar a nossa região para eles é o meu grande objetivo. Muitos morreram sem saber quão linda é a nossa região”, ressalta Eustáquio.
O fotógrafo adianta que o livro fará os leitores repensarem sobre a necessidade de usar corretamente a água, preservar nascentes, evitar poluir os rios, efetuar a soltura de alevinos, proteger a fauna, se inteirar dos perigos que os cursos d´água oferecem e refletir sobre o Dia Mundial da Água.
Cidadão andradinense
Na ocasião do lançamento, o autor receberá o título de “Cidadão Andradinense”, concedido pela Câmara de Vereadores ainda na gestão anterior. A iniciativa foi do então vereador Wilson Bossolan.
A data foi confirmada nesta quarta-feira (26) pelo secretario de Cultura do Governo de Andradina, André Lopes, um dos incentivadores do trabalho de Eustáquio.