A escola municipal Eva Costa é a segunda a ter parte da fiação furtada no bairro Jardim Aeroporto, em Ilha Solteira (SP).
A unidade escolar localizada na Rua 51 teve 260 metros de cabos de cobre levados por ladrões. Essa é a segunda escola furtada no bairro em menos de uma semana.
No final de fevereiro, a escola municipal Paulo Freire teve 160 metros de cabos de cobre furtados.
Na Eva Costa, o furto ocorreu entre os dias 4 e 5 de março. De acordo com o boletim de ocorrência, os cabos foram furtados das quadros de distribuição de energia e das caixas de passagem, na área externa.
A representante da escola relatou que chegou à escola, no dia 5, por volta das 7h30, e constatou que o prédio estava sem energia elétrica.
Ela acionou o Setor de Elétrica da Prefeitura e os eletricistas constataram o furto dos cabos. A Guarda Municipal foi acionada e localizou uma “turquesa”, ferramenta utilizada para cortar os cabos.
Foram levados 160 metros de cabos 35 mm², 60 metros de cabos 25 mm² e 40 metros de cabos 16 mm². O prejuízo estimado não foi divulgado.
Na escola ABBS, a presença de um agente de segurança evitou que três extintores fossem furtados por adolescentes.
O secretário municipal de Segurança, Renato Alves, informou que as duas escolas no bairro Jardim Aeroporto estavam com agentes de segurança.
Porém, os furtos ocorreram durante as trocas de turnos dos servidores. Ainda segundo ele, os autores dos furtos já foram presos, anteriormente, e liberados nas audiências de custódia.