O índice de isolamento social da região de Araçatuba está entre os piores do estado de São Paulo, conforme dados de ontem (4).
O Governo do Estado de São Paulo atualiza diariamente o índice de adesão ao isolamento social nas cidades paulistas através do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP).
Ontem, o índice na região de Araçatuba era de 40%, o mesmo nas regiões de Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
O índice da região onde está localizada Ilha Solteira só não foi pior do que nas regiões de Limeira (38%) e Catanduva (39%).
Ontem, a taxa de isolamento em todo o estado foi de 47%, no mesmo dia, o governador João Doria (PSDB) disse que os municípios com os piores índices de isolamento social serão automaticamente excluídos da reabertura gradual da economia, programada para ocorrer a partir do dia 11.
O monitoramento é feito com base nos sinais de telefonia móvel cedidos pelas operadoras de celular.
A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo apresentou levantamento sobre a progressão de casos do novo coronavírus pelo interior e litoral paulista, que aumentaram de maneira mais acelerada ao mesmo tempo em que caiu a taxa de isolamento social no estado.
Os dados foram coletados durante o mês de abril junto à Secretaria Estadual da Saúde e do Sistema de Monitoramento Inteligente.
“O isolamento social é apontado por médicos e especialistas como o recurso mais eficaz para enfrentar o novo coronavírus. É fundamental que a taxa de isolamento siga crescente para que continuemos a ter sucesso na estratégia de combate à doença, principalmente neste momento de franca aceleração da curva de contágio”, afirma Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do Estado.