bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
carnaval-ilha-folia-2025-prefeitura-ilha-solteira-ilha-news-1190x330
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Inverno começa, mas é o calor que deve predominar nos próximos dias

Em Ilha Solteira, o inverno começou com o friozinho que já vinha sendo registrado

Compartilhe esta notícia:

O inverno iniciou nesta segunda-feira, à 0h32, e terminará no dia 22 de setembro, às 16h21, quando começa a estação da primavera no Hemisfério Sul.

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

Essa estação é considerada como uma estação, climatologicamente, seca na Região Sudeste do Brasil, representando uma acentuada redução do volume e da frequência da chuva, baixas temperaturas e por baixos índices de umidade do ar.

Em Ilha Solteira (SP), o inverno começou com o friozinho que já vinha sendo registrado há alguns dias, mas é o calor que deve predominar nesta semana.

carnaval-ilha-folia-2025-prefeitura-ilha-solteira-ilha-news-970x250

As temperaturas sobem nos próximos dias podendo chegar aos 35 ºC na quinta-feira (24). A mínima também sobre e deve chegar aos 20 ºC no domingo (26). Já a umidade do ar começa a cair nos próximos dias.

De acordo com a meteorologista Zildene Emídio, os principais sistemas meteorológicos que ocorrem durante a estação do inverno na Região Sudeste, são as frentes frias e as massas de ar frio e seco, que acompanham as frentes frias e, geralmente, são de origem polar, tornando-se mais frequentes e intensas no decorrer do inverno, gerando ondas de frio e ocorrências de geadas, que prejudicam a agricultura de um modo geral.

Os nevoeiros e a névoa úmida são muito freqüentes durante a madrugada ao início da manhã, principalmente, nas regiões de planalto, serra e vales, onde pode ocorrer formação de geada, em caso de temperaturas bastante baixas.

Os ventos são mais constantes e intensos durante a estação, principalmente, no mês de agosto.

O padrão seco, isto é, de poucas chuvas que iniciou no outono, é acentuado durante o inverno. A redução das chuvas e da umidade do ar e do solo durante a estação, consequentemente, favorecem eventos de queimadas e de incêndios florestais, além de prejuízos na saúde humana, como por exemplo, problemas respiratórios e circulatórios.

A previsão para o inverno de 2021 mantém o padrão de neutralidade do fenômeno El Niño. Para a Região Sudeste, em particular para o estado de São Paulo, o inverno será mais quente e seco, indicando que as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média.

Exceto no litoral durante o mês de julho, devido às passagens das frentes frias. As temperaturas ficarão acima da média no estado paulista, mas algumas massas de ar frio polar, deverão derrubar as temperaturas ao longo da estação.

Reservatórios

Além disso, os baixos índices pluviométricos típicos do período podem agravar a já preocupante situação dos reservatórios hídricos de parte do país.

De acordo com o Inmet, a precipitação nos estados que compõem a bacia do Rio Paraná (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo), por exemplo, já vêm registrando chuvas abaixo da média desde o ano passado, e essa situação deve se prolongar pelos próximos meses.

“Neste ano, a situação de escassez de chuvas na bacia do Rio Paraná foi mais extrema em relação aos anos de 2018 e 2019, principalmente, nos dois últimos meses (abril e maio)”, informa o Inmet, em nota.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a situação hidrológica registrada em 2021 é a pior dos últimos 91 anos. O baixo volume de chuvas afeta a geração de energia elétrica porque 65% da produção nacional provêm de hidrelétricas, que dependem do recurso em abundância.

Veja abaixo o prognóstico do Inmet para os próximos três meses na Região Sudeste:

O trimestre de junho a agosto corresponde ao período mais seco da região, especialmente, no norte de Minas Gerais. Desse modo, a previsão do Inmet para o inverno no Sudeste indica que as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média, porém, não se descarta a ocorrência de chuvas próximas ao litoral da Região Sudeste no mês de julho, devido a passagem de frentes frias.

No caso das temperaturas, elas devem permanecer acima da média em grande parte da região, com exceção do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde as temperaturas podem ser próximas ou ligeiramente abaixo de seus valores climatológicos.

(Com informações do IPMet e da Agência Brasil)

Comentários

Veja também

carnaval-ilha-folia-2025-prefeitura-ilha-solteira-ilha-news-1190x330

Últimas notícias

plugins premium WordPress