A Prefeitura de Ilha Solteira (SP) lançou o aplicativo “eOuve” para facilitar aos moradores o acesso aos serviços públicos municipais.
Agora, a população pode denunciar, elogiar, pedir informações, reclamar, fazer solicitações e sugestões pelo celular. As ocorrências ficam registradas no mapa da cidade.
A utilização é bastante intuitiva. O solicitante precisa fazer um cadastro e não precisa obrigatoriamente ser morador de Ilha Solteira, pode ser um turista também.
Depois disso, o solicitante escolhe qual a secretaria municipal pretende acionar, escolhe a categoria do chamado, descreve a solicitação e pode enviar até quatro fotos.
O mais interessante é que os dados do solicitando podem ser mantidos em sigilo. Isso porque, o app permite fazer reclamações também contra servidores públicos.
“Esse aplicativo é para facilitar a comunicação entre o morador e a Prefeitura. Ele não precisará sair de casa para solicitar um serviço, fazer uma reclamação ou uma sugestão”, disse o prefeito em exercício Otávio Gomes (DEM).
Até o fechamento desta matéria, apenas três solicitações estavam registradas no aplicativo. Todas constando como “abertas”, o que significa que estão aguardando atendimento.
Na foto em destaque, o prefeito em exercício faz um esboço, no dia 4 de abril do ano passado, de como funcionaria o aplicativo.
eOuve
O aplicativo “eOuve” é desenvolvido pela Webnets Soluções e é utilizado por diversas Prefeituras.
O app funciona como uma ouvidoria eletrônica, um canal de comunicação para que o morador possa interagir com a Prefeitura.
Através do aplicativo, que já está disponível gratuitamente para IOS e Android, o morador poderá acessar todas as áreas da Prefeitura, como saúde, educação, iluminação, segurança, obras e manutenção, entre outras, e registrar a ocorrência.
De acordo com a Divisão Municipal de Informática, responsável pela administração do aplicativo, a Prefeitura terá até 30 dias para responder a solicitação.
Durante o processo, o cidadão será informado por e-mail sobre o andamento da solicitação. “O objetivo é agilizar o atendimento, atender a solicitação do munícipe o quanto antes”, afirmou Otávio.
Além do aplicativo para smartphones, o eOuve também pode ser acessado através do site eouve.com.br. Depois é só digitar o nome de Ilha Solteira e clicar no brasão do município.
(Com informações do Departamento Municipal de Comunicação da Prefeitura de Ilha Solteira)