Ilha Solteira (SP) teve a sétima maior adesão à biometria entre as 479 Zonas Eleitorais do Estado de São Paulo que participaram da revisão do eleitorado em 2019.
A maior adesão ocorreu em Junqueirópolis (SP) com 92,3% de eleitores cadastrados com a biometria.
O chefe do Cartório Eleitoral de Ilha Solteira, Rodrigo Fernando de Mendonça Furtado, restam 2.476 eleitores que terão os títulos cancelados.
Foram cadastrados 23.407 eleitores de um total de 25.887, o equivalente a 90,4% de comparecimento.
Cadastramento biométrico
O ciclo de cadastramento biométrico obrigatório de 2019 no Estado de São Paulo terminou no dia 19 de dezembro de 2019 e envolveu 479 municípios.
Foram 7,3 milhões de eleitores cadastrados, o que corresponde a 97% da meta estipulada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Desde 4 de fevereiro, quando a obrigatoriedade teve início, a Justiça Eleitoral trabalhou na divulgação da biometria, com ações de conscientização e incentivo ao comparecimento dos eleitores aos cartórios eleitorais.
Foram centenas de publicações na tv, rádio, internet e mídias sociais, além das divulgações locais feitas pelos cartórios eleitorais do interior do Estado, com faixas, busdoor, palestras em escolas, carros de som, informação sobre a biometria nas contas de água, panfletagem, entre outras.
Perdeu o prazo?
Os eleitores que perderam o prazo para cadastrar suas digitais devem agendar o atendimento pelo site do TRE-SP para regularizar o título.
Os documentos necessários são: documento de identidade oficial, comprovante de endereço recente e título de eleitor, se tiver.
Nos municípios em que a biometria ainda não é obrigatória, os eleitores devem se antecipar e realizá-la o quanto antes, também com agendamento prévio.
Durante o mês de janeiro, o Cartório Eleitoral de Ilha Solteira, que está localizado no Ilha Shopping, funcionará de segunda a sexta, das 12 às 17 horas.
Para agendar o atendimento para o cadastro da biometria clique aqui.