Todos os anos, Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) realiza Encontros Regionais de Matemática Aplicada e Computacional (Ermacs) em diversas regiões do país.
📲 Fique por dentro do que acontece em Ilha Solteira. Siga o perfil do Ilha News no Instagram.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ilha Solteira por meio do WhatsApp do Ilha News: (18) 99751-7560.
Os objetivos vão desde congregar estudantes, profissionais e pesquisadores das várias áreas científicas que utilizem a matemática como ferramenta, incentivar programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisa até a divulgação de tais atividades.
A meta da SBMAC é organizar, pelo menos, um Ermac a cada dois anos, em cada região, fazendo um rodízio por suas respectivas instituições.
Hoje, há 13 regionais espalhadas pelo Brasil – todas coordenadas por professores filiados à Sociedade e que estimulam os grupos locais.
No primeiro semestre de 2024, as regionais de números 9 e 10, ambas no interior de São Paulo, vão realizar dois eventos locais.
De 21 a 24 de maio, ocorre o VII Ermac em Bauru, cidade da regional 10. No mês seguinte, de 10 a 13 de junho, Ilha Solteira recebe o VIII Ermac da Regional 9.
Primeira vez em Ilha Solteira
Ilha Solteira (SP) já tem tradição na realização de eventos científicos no campus da Unesp. Entretanto, em 2024, será sede pela primeira vez do VIII Ermac da Regional 9.
Segundo Edson Donizete de Carvalho, coordenador da Regional 9, os Ermacs “representam uma oportunidade ímpar de atrair e tornar mais conhecidas as atividades desenvolvidas pela SBMAC para professores do Ensino Médio, pesquisadores e estudantes da Regional 9”.
Além disso, o professor da Unesp de Ilha Soleira também afirma que os Ermacs são uma forma de divulgar o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) para a comunidade de Matemática Aplicada da região de Ilha Solteira.
São eventos fundamentais para a disseminação do conhecimento matemático, na promoção de redes de colaboração e no estímulo ao desenvolvimento acadêmico e científico local.
A Unesp de Ilha Solteira abriga os cursos de Licenciatura em Matemática e Física, Ciências Biológicas, Zootecnia e Engenharias Agronômica, Civil, Elétrica e Mecânica, por isso o foco do Ermac será a aplicação matemática nas áreas dos cursos ministrados.
Para isso, serão realizados minicursos, palestras, mesas redondas e sessões técnicas, todas centradas em temas relevantes de Matemática Aplicada.
“Estas atividades foram especialmente elaboradas para atender às necessidades e interesses de alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores que estamos esperando para este evento”, afirma o organizador.
O evento também terá a participação de diversos pesquisadores da Unesp, e de outras instituições, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Edson complementa que os Ermac são eventos propícios para a criação de ambientes estimulantes para a troca de conhecimentos e colaborações científicas e tecnológicas entre estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes instituições.
“Contribui para o surgimento de novos grupos de pesquisa em Matemática Aplicada, além de consolidar grupos já bem estabelecidos no país, em especial os grupos de pesquisa da Regional 9 da SBMAC”, opina.
O VIII ERMAC da Regional 9 está com inscrições abertas que vão até dia 10 de junho. Os interessados podem submeter trabalhos até amanhã (07/05), conforme detalhado pelo site do evento.
As inscrições custam entre R$ 40 e R$ 130 e podem ser feitas pela página do encontro na plataforma de eventos even3.
Confira a programação completa do VIII Ermac da Regional 9 clicando aqui.