A Semana Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti também movimentará Ilha Solteira (SP). Entre os dias 26 e 30 de novembro, sob o lema “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, serão realizadas várias ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Na cidade, algumas ações já estão sendo realizadas.
De 22 a 30 de novembro, agentes da Prefeitura farão inspeções em imóveis críticos, públicos e privados, nas áreas comerciais. Além disso, também deve ser intensificada a estratégia de comunicação sobre as ações que ocorrerão na semana.
O calor e as chuvas, típicos das estações primavera e verão, tornam o ambiente propício para a instalação de criadouros e proliferação do Aedes. É nesse momento que as ações de prevenção têm maior eficácia em proteger a população. O controle do mosquito depende de constante vigilância nos locais onde ele mais prolifera, como imóveis residenciais, públicos, privados, escolas, hospitais, entre outros.
Em Ilha Solteira, de 26 a 30 será realizada a coleta de entulhos da construção civil, coleta de podas e resíduos domiciliares, nas áreas verdes, praças e vias públicas. Também serão realizadas nas escolas algumas dramatizações e simulações de criadouros. Neste mesmo período, agentes participarão de entrevistas nas rádios da cidade apresentando dados epidemiológicos da cidade.
Dia 30 é o Dia D e a proposta dessa ação é promover uma grande varredura para retirada e eliminação de criadouros e orientar a população para que dedique o sábado como o dia de combate aos focos do Aedes. Em menos de 15 minutos é possível inspecionar a casa e acabar com os recipientes e locais com água parada.