Começa a valer hoje (35), em todo o estado de São Paulo, a nova classificação do Plano SP.
Com a nova classificação, anunciada na sexta-feira (22), sete regiões do estado estarão na Fase 1 – Vermelha e só poderão manter em funcionamento os serviços considerados essenciais de logística, saúde, abastecimento e segurança.
Já a região de Araçatuba, onde está Ilha Solteira, permaneceu na Fase 2 – Laranja, onde academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% e encerramento às 20h.
O consumo em bares está proibido nessa fase, sendo permitido apenas os serviços de delivery.
O governo paulista determinou ainda que, aos finais de semana, feriados e todas as noites, após às 20h, todas as regiões do estado terão que manter a quarentena, abrindo apenas os serviços considerados essenciais.
A medida vai valer, pelo menos, até o dia 7 de fevereiro.
Decreto municipal
O decreto municipal nº 7.026 segue as restrições do Governo de SP. De 25 a 7 de fevereiro, o município estará na fase vermelha das 20h às 6h.
Nos fins de semana, considerado sexta-feira a partir das 20h, sábados e domingos, a cidade permanecerá na fase vermelha durante todo o dia.
A medida valerá para dois fins de semana, especificamente, 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro.
Durante a fase vermelha, apenas os serviços considerados essenciais poderão funcionar, adotando todos os protocolos sanitários.
De acordo com o decreto municipal, são esses os serviços considerados essenciais:
- Farmácias;
- Supermercados, mercados e mercearias;
- Padarias;
- Açougues;
- Postos de combustíveis, exceto lojas de conveniência;
- Lavanderias;
- Transporte coletivo;
- Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria;
- Casas lotéricas;
- Oficinas mecânicas e autopeças;
- Hospitais, assistência à saúde, incluindo clínicas e serviços médicos;
- Clínicas veterinárias;
- Restaurantes e lanchonetes;
- Serviços públicos, construção civil, telecomunicações e internet.
Supermercados, mercados e mercearias, deverão limitar o ingresso
de pessoas no estabelecimento, não excedendo 30% da capacidade.
Já nas padarias fica proibido o consumo no local. Restaurantes e lanchonetes somente para atendimento no sistema drive thru e delivery.
Os bares e restaurantes não poderão receber clientes durante o período em que perdurar a Fase Vermelha, ficando autorizado o funcionamento apenas no sistema delivery, sem consumo no local.
Igrejas
As Igrejas e templos religiosos deverão permanecer fechados, exceto para realização de cultos e missas no sistema drive in ou de maneira on-line, limitado a permanência de, no máximo, 15 pessoas no local, desde que cumpridos os protocolos sanitários.