O Herbário de Ilha Solteira (Hisa) completou 30 anos no mês de maio. O Hisa conta com quase 1.600 espécimes em sua plataforma digital.
O Hisa foi fundado com a missão de inventariar a flora regional e local pela professora Marília Rodrigues Pereira de Noronha.
A docente do Departamento de Biologia e Zootecnia da Unesp de Ilha Solteira foi curadora do herbário até sua aposentadoria, em 2012.
O Hisa está registrado na Rede Brasileira de Herbários. Em 2014, foi indexado no Index Herbariorum, tornando-se um herbário internacional. Em 2015, passou a integrar Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT)
Atualmente, o Hisa tem uma coleção com cerca de 1,6 mil espécimes, dos quais aproximadamente 90% está informatizada e disponível para consulta no Herbário Virtual da Flora e dos Fungos.
Herbário Virtual
O INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos tem por princípio promover o acesso livre e aberto aos dados, informações, e ferramentas disponíveis a qualquer indivíduo ou grupo.
Os participantes da rede manifestaram o seu compromisso de tornarem seus dados disponíveis para promover a pesquisa e o desenvolvimento científico no país e no exterior e para estimular o uso público da informação científica.
Para a utilização dos dados disponíveis através dessa rede o usuário indica estar ciente que:
- A qualidade e completude dos dados não podem ser garantidas. O uso e aplicação dos dados correrão por conta e risco do usuário.
- Os usuarios deverão observar e respeitar as restrições indicadas por cada provedor.
- Os usuários deverão reconhecer publicamente o uso dos dados e imagens, sempre citando a fonte, INCT- Herbário Virtual da Flora e dos Fungos e provedores dos dados.
Mais informações sobre o Hisa com a curadora curadora professora Andréia Alves Rezende pelo e-mail: [email protected].