O Governo do Estado de São Paulo prorrogou a fase de transição do Plano SP para todo o estado até o dia 14 de junho, com as mesmas regras atuais – funcionamento das atividades econômicas até às 21 horas e permissão de 40% de ocupação nos estabelecimentos.
Antes desse recuo, a fase de transição do Plano SP estava prevista para terminar na próxima segunda-feira (31), com uma nova fase de gestão da pandemia começando no dia 1º de junho.
Sendo assim, estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.
Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados continua limitada em 40%.
Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos, rigorosamente, todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
O toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.
“Avaliamos nesta semana de que não seria ainda o momento de poder avançar como havia sido pensado na semana anterior, então hoje temos a extensão desta fase para continuarmos caminhando dessa forma. Continuamos tendo uma circulação alta do vírus, com novos casos, então devemos manter todas as medidas de segurança, com a taxa de ocupação dos estabelecimentos em 40%, uso de máscara constante e o distanciamento”, avaliou o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus, Paulo Menezes.
(Com informações do Portal do Governo)