O troféu que será entregue aos premiados do 47º Festival Nacional de MPB de Ilha Solteira (SP) é uma verdadeira obra de arte.
O prêmio é uma escultura criada pelo renomado artista plástico ilhense José Américo, inspirada no sol e no violão que compõem a marca do Festival de MPB ilhense.
Além de artista plástico, José Américo é escultor e fotógrafo. Iniciou seus trabalhos na década de 90. Em Ilha Solteira, fundou a Associação Ilhense de Belas Artes (Aiba), em 2002.
Seus principais mentores foram os mestres Otaciano, Passarelli, Cícero Ângelo, Vera Lordelos e outros.
José Américo participou de várias bienais, salões, concursos e exposições no Brasil e em vários países, como Portugal, Inglaterra, Itália, França, Espanha, República Tcheca e Alemanha.
O artista coleciona diversos prêmios e menções honrosas por seus trabalhos. Suas obras fazem parte do acervo público de diversas galerias, dentre elas, Assembleia Legislativa de São Paulo, Museo de Arte Mundial Contemporâneo em Durango-México, Associacion Cultural Valentin Ruiz Aznar em Granada-Espanha e Mitrofana Grekova Museum em Rostov on Don-Rússia.
Algumas de suas obras também estão registradas em publicações como o Anuário Brasileiro de Artes e One Life – “Stories Told Through Photography” NY/EUA.