Uma família foi surpreendida na manhã desta sexta-feira (28) com o aparecimento de 13 escorpiões amarelos no quintal de casa, na Rua Grevilla, no bairro Morada do Sol em Ilha Solteira (SP).
A moradora disse que se mudou para a cidade há pouco tempo e que a casa é alugada. “No quintal tinha umas telhas que a dona da casa guardava e foi nessas telhas”.
A maior preocupação da moradora é com os três filhos, com idades de um, três e cinco anos. Os escorpiões foram recolhidos e serão encaminhados à Vigilância Sanitária.
Fica o alerta também para os vizinhos que tenham qualquer tipo de material depositados em seus quintais. Quanto mais limpa a área, menores as possibilidades de proliferação dos escorpiões.
Como proceder em caso de acidente
De acordo com o Instituto Butantan, os acidentes por escorpiões podem ser divididos em três tipos – leves, moderados ou graves – e são mais frequentes na primavera e no verão, épocas em que a população do aracnídeo aumenta devido ao período de reprodução.
O veneno, por ser neurotóxico, é capaz de mexer com todo o sistema nervoso e pode causar muita dor no local da picada, podendo se estender para o membro inteiro. Nesse caso, o médico faz infiltração de anestésico para que a dor fique localizada e diminua rapidamente.
Evoluindo para o caso moderado, a dor ficará mais intensa e o acidente pode causar suor excessivo, náuseas e vômitos, e a partir daí o moderado se torna grave.
O agravamento leva à salivação, insuficiência cardíaca, edema pulmonar e até mesmo ao óbito. Para esses dois casos, utiliza-se a soroterapia.
O médico avalia quantas ampolas serão necessárias de acordo com a evolução do caso, e o paciente pode ficar internado e em observação. Levar o escorpião para o atendimento médico pode ajudar a fazer o tratamento adequado mais rapidamente.
Não é correto colocar gelo ou água fria no local da picada: isso faz com que a dor fique muito maior. A única coisa que age contra o veneno é o soro antiaracnídico e antiescorpiônico.
O que deve ser feito: em primeiro lugar, lavar o local da picada com água e sabão. Para aliviar a dor, pode ser feita compressa de água morna ou quente no local da picada.
Depois, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo para fazer o atendimento apropriado. É importante saber que qualquer unidade de saúde vai encaminhar para um local que tenha soro.
Em Ilha Solteira, a pessoa deve procurar imediatamente o Pronto-Socorro do Hospital Regional.
Saiba o que fazer se encontrar um escorpião
É importante tomar muito cuidado ao encontrar um escorpião. Não pode colocar a mão e nem pisar. Se for possível, é recomendado coletar o escorpião vivo para que ele possa ser identificado.
Mas se a pessoa estiver em local isolado e sem condições de coletar o animal, pode sim matá-lo, e em seguida colocá-lo em um vidro com álcool.
Depois, ela deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (18) 3742-4354 para a identificação e registro da espécie. Assim, é possível monitorar e verificar se na região aparecem mais casos.