“Quando foi que você parou de brincar?”. A perguntinha marota feita pelo pequeno Lucas à sua vovó Naná é o mote para uma gostosa reflexão em torno da importância do brincar, iniciando um dos três vídeos lúdicos produzidos pelo projeto Mundo da Leitura e distribuídos às cinco escolas públicas de Ilha Solteira (SP) participantes da iniciativa em 2020.
O novo material, inédito, é baseado nas obras que integram o acervo de 500 livros distribuídos gratuitamente como parte da ação pedagógica, realizada pela empresa híbrida de educação Evoluir, com apoio da Tijoá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ilha Solteira.
O objetivo do projeto, que é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, é não apenas incentivar a leitura, mas também ampliar o conhecimento de professores e alunos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial sobre o tema Energia e Meio Ambiente.
“A contação de histórias nas escolas faz parte das etapas de implementação do Mundo da Leitura, mas com o isolamento social e cuidados sanitários devido à pandemia, buscamos uma alternativa para substituir os encontros presenciais”, destaca o coordenador de projetos educacionais da Evoluir, Junior Ribeiro. “O fato das histórias estarem em uma plataforma de vídeo como o YouTube, possibilita levar toda a vibração e caráter lúdico do projeto aos mais de três mil alunos envolvidos direta e indiretamente do município de Ilha Solteira, compondo ainda uma ferramenta adicional para que os 49 professores capacitados trabalhem os conceitos com muita cor, música e alegria e inspiração”, acrescenta.
Tudo no Mundo da Leitura é pensado para encantar ao ensinar. Não por acaso, os livros chegam sempre em um mini baú-estante colorido, sugerindo de antemão os momentos prazerosos que os pequenos terão com o exercício da leitura e dos princípios de cidadania.
Com os vídeos, que também foram publicados no YouTube, não é diferente. Todos são narrados pela contadora de histórias Thayame Porto, com participação das musicistas Moníque Salustiano e Camila Borges, em animadas sequências que prendem a atenção e contagiam crianças de todas as idades, abordando três obras da editora Evoluir:
Vem brincar! – com texto de Marilena Flores e ilustrações de Brunna Mancuso, é aqui que encontramos o curioso menino Lucas e sua vovó Nana, às voltas com as descobertas que reforçam a importância do brincar, além de estimular atitudes para a inclusão social.
Os Heróis e os desafios do meio ambiente – com texto de Bia Monteiro e ilustrações da Casa Locomotiva, traz as aventuras de uma agitada turminha de cinco grandes amigos: Rasta, Mika, Uerê, Lili e Dudu. Durante uma visita aos bairros próximos à escola, esses Heróis se dão conta de graves problemas ambientais, como poluição do ar e da água. Refletindo sobre a importância do meio ambiente e sua conservação, os pequenos dão dicas de como purificar o ar, cuidar do solo, limpar as águas e repensar o destino do lixo, com ideias como redução do consumo e reciclagem.
Blablablando – com texto de Tatiana Belinky e ilustrações de Margarita Cubino, propõe uma engraçada brincadeira com palavras a partir dos seus sons e significados, mostrando que até mesmo palavras sérias e complicadas para a criançada – como hemoglobina – podem ser muito divertidas. Não há quem não se empolgue com as combinações musicadas!
Participaram do projeto Mundo da Leitura em Ilha Solteira em 2020 as escolas municipais de ensino fundamental ABBS, Paulo Freire e Profa. Lúcia Maria Donato Garcia.
Além da escola municipal de ensino infantil Eva Costa e O Pequeno Príncipe Centro de Educação Infantil.
Sobre o Mundo da Leitura
O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura.
Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos.
Os livros, que são doados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade.