As Eleições 2020 acontecerão no dia 4 de outubro, e faltando pouco menos de sete meses, o ilha.news fez um levantamento da situação de cada um dos 33 partidos políticos existentes.
Esses partidos se dividem igualmente em três grupos, vigentes, não-vigentes e inexistentes. Em Ilha Solteira (SP), 11 partidos estão vigentes, 11 não estão vigentes e 11 são inexistentes.
Para a Justiça Eleitoral, são considerados apenas os partidos políticos vigentes. Sendo assim, até que os demais sejam regularizados, a cidade conta com 11 legendas partidárias aptas a disputar as eleições.
São elas: Cidadania, MDB,Patriota, PDT, PL, PSB, PSC, PSDB, PSL, PTB e PV. Já a maioria dos que não estão vigentes foi suspensa por falta de prestação de contas ou está inativo por decisão do próprio partido.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos que não estão vigentes na cidade, até o momento, são: Avante, DEM, PCdoB, Podemos, PP, PRTB, PSD, PSOL, PT, Republicanos e Solidariedade.
Alguns desses partidos políticos deixarão de existir na cidade devido às estratégias de cada grupo para disputar as Eleições 2020.
Dentre os 33 partidos registrados no TSE, existem ainda aqueles que nunca tiveram órgãos municipais oficializados junto à Justiça Eleitoral.
São eles: Democracia Cristã, Novo, PCB, PCO, PMB, PMN, PROS, PSTU, PTC, Rede e Unidade Popular.
Eleições 2020
A expectativa é que o grupo governista centralize seus candidatos a vereador em apenas dois partidos, o PSB e o DEM. Deixando para trás PSDB, PSD e PP, partido do prefeito afastado Edson Gomes.
Já a oposição caminha rumo ao pleito com, pelo menos, seis partidos que insistem na estratégia do cada um por si.
A partir de 4 de abril, todos que pretendem se candidatar às Eleições 2020 deverão estar filiados a algum partido político.
Lembrando que nesta eleição os partidos não poderão formar coligações para lançarem candidatos a vereador. Cada legenda terá que atingir o quociente eleitoral sozinho.
Para as candidaturas a prefeito, a regra continua a mesma, sendo permitida a coligação de vários partidos políticos.