A vereadora Elaine Boneti (MDB) focou suas primeiras indicações de 2025 na área da saúde. Foram apresentadas cinco na primeira sessão do ano, na Câmara Municipal de Ilha Solteira (SP).
Uma das indicações pede ao prefeito Rodrigo Kokim (PL), a instalação de assentos exclusivos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
Segundo a vereadora, a indicação é uma solicitação dos pais atípicos. “Esses assentos exclusivos têm como objeivo proporcionar um ambiente mais tranquilo e adequado para pessoas com autismo, que frequentemente apresentam sensibilidade sensorial e podem se sentir sobrecarregadas ou desconfortáveis em ambientes comuns e movimentados”.
Elaine Boneti também solicitou a ampliação do atendimento da Farmácia Municipal, estendendo o seu funcionamento para fins de semana e feriados, com a possibilidade de criação de novos horários para atendimento.
Conforme a indicação, o objetivo é melhorar o acesso à medicação para a população de Ilha Solteira, especialmente, em momentos de urgência e emergência.
“A população de Ilha Solteira, como em muitos outros municípios, enfrenta desafios relacionados ao acesso a medicamentos fora do horário comercial, especialmente, durante os fins de semana e feriados, quando muitos serviços de saúde encontram-se fechados. Essa limitação pode gerar transtornos e colocar em risco a continuidade de tratamentos essenciais, além de dificultar o acesso a medicamentos de urgência e emergência”, justificou.
Ainda na área da saúde, a vereadora solicitou pintura de estacionamentos com a marcação específica para ambulâncias, vagas exclusivas para autistas, cadeirantes e idosos em frente às UBS’s da cidade.
A emedebista também sugeriu a implementação de programas de treinamento e capacitação contínua para os profissionais das unidades de saúde, com foco no atendimento humanizado nas portas de entrada dos postos de saúde.
“A porta de entrada das unidades de saúde é o primeiro ponto de contato entre os cidadãos e o sistema de saúde municipal. Nesse momento, é fundamental que o atendimento seja acolhedor, empático e respeitoso, especialmente, para aqueles que chegam em situação de vulnerabilidade, sejam pessoas com doenças crônicas, idosos, gestantes ou mesmo em casos de urgência e emergência”, explicou Elaine Boneti.
Já na área de assistência social, a parlamentar sugeriu que as campanhas de doação de roupas não se restrinjam apenas ao inverno.
“O objetivo é incentivar a população a contribuir de forma contínua, atendendo às diferentes necessidades da população em situação e vulnerabilidade. Essas campanhas podem ser adaptadas às especificidades de cada estação do ano, garantindo que as pessoas em condições de maior fragilidade social recebam roupas adequadas às diversas épocas do ano, promovendo bem-estar e dignidade para todos”, ressaltou.
📲 Acompanhe as notícias de Ilha Solteira também pelo Instagram @siteilhanews.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem pelo WhatsApp: (18) 99751-7560.