A EDP Energia do Brasil S.A. anunciou, na última quarta-feira (20), que irá investir no desenvolvimento da usina fotovoltaica Novo Oriente Solar, em Ilha Solteira (SP), com capacidade instalada de 254 MWac ( MW corrente alternada), em co-investimento com a EDP Renováveis S.A. O valor não foi informado.
O anúncio foi feito através de um comunicado do diretor vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores, Henrique Manuel Marques Faria Lima Freire, aos acionistas da EDP Brasil e ao mercado em geral.
O projeto da usina solar Novo Oriente já está outorgado e tem previsão de início de operação em 2024. O projeto possui um contrato de venda de energia (“PPA”) de 120 MWac.
“Este investimento reforça a orientação estratégica da EDP Brasil, que foi apresentada ao mercado no Plano Estratégico 2021-2025, sendo o maior projeto de larga escala a fim de ampliar sua participação no segmento de geração solar”, traz o comunidade da companhia.
Novo Oriente Solar
A Novo Oriente será construída pela mesma companhia responsável pela usina fotovoltaica de Pereira Barreto (SP). A expectativa é que a usina comece ser construída ainda neste ano, em uma área na Fazenda Paraíso.
A usina solar de Ilha Solteira será maior do que a da cidade vizinha, com capacidade de geração de 254 MWac contra 203 MWac em Pereira Barreto e será formada por seis parques, ocupando uma área de 540 hectares.
A expctativa inicial é que o empreendimento gere cerca de 500 empregos diretos. Além da geração de empregos e renda, a usina fotovoltaica deverá aumentar a arrecadação do município.