bom-preco-outlet-ilha-solteira-970x90-ilha-news
banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Descarte inadequado de vidro, agulhas e seringas pode causar acidentes

Falta de consciência acontece tanto nas casas como nas áreas comerciais
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo são muitos e, geralmente, visíveis. Na maioria dos casos, além da poluição ambiental, o risco de risco à saúde pública. O problema em Ilha Solteira é que, justamente quem mais sofre e reclama com a sujeira, também é responsável por provocá-la, tanto no comércio como nas áreas residenciais.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-300x100px

Recentemente, a Vigilância Sanitária fez alerta sobre o descarte de agulhas e seringas, mas há também o descarte inadequado de vidros. Por toda parte da cidade é possível encontrar lixeiras cheias de cacos de vidro expostos, sem nenhum cuidado com o descarte, sem consciência de que uma pessoa irá recolher aquele material e poderá se ferir.

5 Dicas para descartar vidro com segurança

  1. Envolva os cacos de vidro em várias folhas de jornal ou plástico bolha e coloque em uma caixa de papelão e a identifique;
  2. Corte uma garrafa PET, deposite o vidro quebrado dentro dela e lacre as duas partes com fita adesiva, para que não corra o risco de desencaixar e abrir;
  3. Embalagens de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos, quebradas ou não, devem ser descartadas junto com o lixo reciclável. Mas, claro, tenha o cuidado de escrever no pacote que o conteúdo é vidro quebrado;
  4. Monitores de TV e de computadores são lixo eletrônico. Eles não podem ser descartados com o lixo comum, nem mesmo com o reciclável. O correto é devolver o equipamento ao fabricante ou buscar informações sobre locais que fazem essa coleta;
  5. Lâmpadas fluorescentes só podem ser descartadas em locais específicos, devido aos resíduos tóxicos. Antes de descartar esse tipo de vidro quebrado, busque informações sobre os locais corretos de descarte de lâmpadas. Agora, no caso de lâmpadas incandescentes, o descarte pode ser feito no lixo comum, pois não podem ser recicladas.

Seringas e agulhas

O descarte correto de agulhas é fundamental para evitar acidentes, contaminações, além de ajudar a amenizar os impactos causados no meio ambiente. Após a utilização, as seringas e agulhas precisam, necessariamente, ser descartadas adequadamente.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-250x250px

O descarte incorreto pode fazer com que as pessoas que entrem em contato com esses instrumentos se machuquem ou se contaminem. Portanto, além de se preocupar com a embalagem em que esses materiais serão descartados, é importante também se atentar ao tipo de lixo em que ele é colocado.

Onde descartar?

De acordo com a Vigilância Sanitária, a garrafa PET é uma excelente alternativa para fazer o descarte correto de seringas e agulhas. Por ter a estrutura rígida, a garrafa PET também impossibilita o contato com os materiais descartados. Esta é uma solução interessante, pois também dá utilidade para a garrafa e evita que ela seja descartada apenas como lixo comum.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o descarte de agulhas jamais deve ser feito no lixo doméstico. Isso porque existem vários coletores que aproveitam os materiais recicláveis descartados pelas residências e comércios e, se uma agulha estiver no meio desses materiais comuns, o coletor poderá se machucar ou se contaminar.

Portanto, a única forma de realizar o descarte corretamente é guardar todas as agulhas em um recipiente separado e, assim que a embalagem estiver cheia, basta levar até uma unidade de saúde mais próxima da sua casa, que saberá como fazer o descarte apropriado desse tipo de material.

Compartilhe esta notícia:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Últimas notícias

plugins premium WordPress