O vereador Dalmi Guedes (PL) pediu providências à Prefeitura de Ilha Solteira (SP) para combater a proliferação de escorpiões na cidade.
Para o vereador, apesar do problema ser antigo, a atuação deve ser constante para combater e reduzir a infestação de escorpiões.
“Os noticiários da cidade e da região estão divulgando reiteradas notícias de escorpiões sendo encontrados no interior das casas e em alimentos, gerando risco à população”, justificou Dalmi.
A indicação nº 155/2023 solicitando providências foi encaminhada ao prefeito Otávio Gomes (PSD) “em razão do alto grau de periculosidade do animal” e para que “a saúde e a integridade dos munícipes sejam preservadas”.
Muro entre cemitério e ecoponto
Na indicação nº 136/2023, o vereador Dalmi pede a construção de um muro entre o cemitério e o ecoponto, na Avenida Atlântica.
Para o parlamentar, o cemitério é um local de descanso final e reflexão, onde as pessoas vão para honrar a memória de seus entes queridos.
“Um muro entre o cemitério e o ecoponto ajudaria a garantir a privacidade e a tranquilidade desses visitantes, criando um ambiente mais respeitoso e adequado”, justificou.
Ainda segundo o vereador, para muitas pessoas, visitar um cemitério pode ser um momento de introspecção e luto.
“A presença de um ecoponto próximo, com movimento constante de veículos e pessoas descartando resíduos, pode ser perturbadora e impactar a experiência dos visitantes, causando distração e desconforto emocional”, ponderou.
Multa mais cara e fiscalização
O vereador Dalmi também quer multa mais cara e fiscalização contra as pessoas que colocam fogo em mato, entulho, lixo e demais detritos em terrenos baldios, nas calçadas e nas vias públicas da zona urbana.
A indicação nº 154/2023 pede a readequação da lei municipal nº 1902/2012, para a multa possa ser elevada a patamar capaz de inibir os infratores.
Também pede que a fiscalização desse tipo de infração seja reforçada pela Guarda Municipal e pelos agentes fiscais de postura.
“A população ilhense tem sofrido com as constantes queimadas que ocorrem no município, muitas dessas em áreas rurais, mas que atingem toda a cidade”, explicou.