A CTG Brasil realizou, entre os dias 23 de março e 1º de abril, a soltura de 600 mil peixes de espécies nativas como pacu-guaçu e curimbatá nos reservatórios das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, operadas pela empresa, no rio Paraná.
Em Jupiá, as solturas, de natureza técnica, foram feitas na Vila dos Operadores e no rio Sucuriú; em Ilha Solteira, as solturas ocorreram em Santa Albertina, na ponte do rio São José dos Dourados e em Paranaíba. A ação foi conduzida pelos profissionais da área de Meio Ambiente da empresa.
As solturas fazem parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, realizado pela CTG Brasil com objetivo de repovoar e garantir diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas.
As solturas são autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os peixes são produzidos na Piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande (SP). No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades.
Desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do Programa, já foram soltos mais de 21 milhões de peixes nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.