A CTG Brasil neutralizou 100% das emissões diretas de gases de efeito estufa referentes à sua operação em 2020, além das emissões indiretas relacionadas ao consumo de energia elétrica pela companhia, que totalizaram 1.332,84 toneladas de CO2.
É o segundo ano consecutivo que a empresa, concessionária da Usina Ilha Solteira e uma das líderes em geração de energia limpa no país, neutraliza as emissões de todas as suas operações considerando esses dois escopos.
A neutralização das emissões vem sendo alcançada com a adesão da companhia ao projeto REDD+ Jari-Amapá. A iniciativa capacita famílias agroextrativistas da Amazônia para o manejo sustentável da floresta, em uma área de 220 mil hectares, na região do Vale do Jari. A companhia apoia o projeto com a compra de créditos de carbono.
“A CTG Brasil tem no seu core business a geração de energia 100% limpa e renovável em larga escala e tem os fatores ESG como elementos que balizam fortemente suas estratégias de longo prazo, inclusive a redução da pegada de carbono das operações”, explicou Marcio Peres, diretor de Gestão de Ativos da companhia.
Além da neutralização, a empresa também foi reconhecida por mais um ano com o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, referencial mais usado no mundo para quantificar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa.
No Brasil, o programa é desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.
De acordo com a CTG Brasil, o respeito ao meio ambiente é uma premissa que envolve desde seu objetivo de desenvolver o mundo com energia limpa até o apoio permanente a projetos que contribuem com a conservação ambiental.
A companhia promove ações para o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno de suas operações com iniciativas que, em 2020, atingiram R$ 37 milhões em investimentos.
As ações relacionadas neste campo estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.