bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
carnaval-ilha-folia-2025-prefeitura-ilha-solteira-ilha-news-1190x330
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Conselho Tutelar: entrevista com sargento Carlos nº 3

O candidato desta terça-feira é Carlos Luiz de Souza, de 51 anos, sargento reformado da PM.

Compartilhe esta notícia:

Ilha Solteira News está entrevistando os 16 candidatos ao Conselho Tutelar de Ilha Solteira (SP) para conhecer um pouco do perfil de cada um.

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

A eleição acontecerá no dia 6 de outubro, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural, na Praça dos Paiaguás. É preciso levar RG e título de eleitor para votar.

O candidato desta terça-feira (1º/10) é Carlos Luiz de Souza, de 51 anos, casado com Arlete, pai da Carolina de 10 anos. Sargento reformado da Polícia Militar e formado em Ciências Contábeis.

carnaval-ilha-folia-2025-prefeitura-ilha-solteira-ilha-news-970x250

O candidato de nº 3 ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 9 de agosto de 1999.

No período de 1º de agosto de 2012 a 6 de outubro de 2016, desempenhou o policiamento ostensivo e preventivo em Ilha Solteira, com a missão de preservar a ordem pública.

Especificamente relacionado à proteção e à defesa da criança e do adolescente. Participou de ações policiais das quais podem ser destacadas:

  1. Policiamento ostensivo-preventivo nos locais denunciados como ponto de tráfico de entorpecentes para combater a venda e o consumo de drogas por crianças e/ou adolescentes.
  2. Policiamento ostensivo-preventivo a estabelecimentos comerciais para combater a venda de bebidas alcoólicas e cigarros para crianças e/ou adolescentes.
  3. Policiamento ostensivo-preventivo em locais onde houvesse grupos de pessoas fazendo uso do narguilé, com o objetivo de averiguar a participação de adultos no fornecimento desse produto a crianças e/ou adolescentes.
  4. Apoio aos membros do Conselho Tutelar na fiscalização de festas Open Bar a fim impedir a participação de crianças e/ou adolescentes.
  5. Realização de policiamento ostensivo-preventivo nas escolas do município de Ilha Solteira.

Esta é a primeira vez que Carlos concorre a uma vaga de conselheiro tutelar. Confira abaixo a entrevista com o candidato de número 3.

Ilha Solteira News: Por que decidiu se candidatar ao Conselho Tutelar?
Sargento Carlos nº 3: Decidi me candidatar ao Conselho Tutelar porque tenho o perfil profissional que o cargo exige e porque tenho certeza que posso contribuir com a comunidade da qual faço parte, através da experiência que adquiri nos quase 20 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo, pois, durante o curso de formação de soldados, tive uma formação profissional e psicológica muito rigorosa durante um ano e um mês em regime de internato para que eu pudesse encarar o desafio de ser um policial militar.

ISN: Por que a população de Ilha Solteira deve escolher você para uma das cinco vagas do Conselho Tutelar?
Sargento Carlos nº 3: Porque estou preparado para realizar um bom trabalho no Conselho Tutelar, pois tenho formação profissional e psicológica para assumir o cargo.
Irei trabalhar da mesma forma que trabalhei na Polícia Militar do Estado de São Paulo, ou seja, com disciplina, coragem, profissionalismo, e principalmente, comprometimento com a causa, dando uma resposta positiva à comunidade ilhense nos atendimentos de ocorrências e no trabalho preventivo visando coibir atos infracionais envolvendo a criança e o adolescente.
Irei trabalhar de forma imparcial e legalista, procurando cumprir e aplicar a lei. Sabemos que o menor possui direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, mas não podemos nos esquecer de que esse mesmo menor também possui deveres que devemos cobrar, para que formemos cidadãos com princípios e valores que os acompanharão por toda vida, pois para mim, esse é o principal objetivo do conselheiro tutelar, formar cidadãos.

ISN: Na sua opinião, qual o principal desafio para garantir os direitos e assegurar a proteção de crianças e adolescentes ilhenses?
Sargento Carlos nº 3: Conseguir mostrar e poder contar com a participação da sociedade, da família e das autoridades do município que estão à frente dos poderes constituídos, pois essa tarefa não depende apenas do Conselho Tutelar, ou seja, todos nós que formamos a sociedade ilhense, devemos nos engajar nessa missão de garantir os direitos e assegurar a proteção das crianças e dos adolescentes.
Devemos ter consciência de que o Estatuto da Criança e do Adolescente deve ser cumprido na íntegra e seus direitos assegurados, pois só assim conseguiremos formar cidadãos com princípios e valores que darão a eles condições de no futuro terem uma formação acadêmica e de serem bons profissionais e pessoas íntegras.

Confira amanhã aqui no site ilhasolteira.news mais uma entrevista com os candidatos ao Conselho Tutelar.

Aproveite e vote na enquete no grupo do ISN no Facebook. Para participar basta clicar aqui. É necessário participar do grupo para votar.

Entrevista com Alessandra Professora nº 1
Entrevista com Bianca Rocha nº 2
Entrevista com Sargento Carlos nº 3
Entrevista com Clodomiro (Mirão) nº 4
Entrevista com Elton Messa nº 5
Entrevista com Fernanda Lima (Monitora) nº 6
Entrevista com Dra. Gláucia nº 7
Entrevista com Professora Irene (Pastora) nº 8
Entrevista com Ivo de Oliveira nº 9
Entrevista com João Cabral nº 10
Entrevista com Professora Lilia nº 11
Entrevista com Socorro nº 12
Entrevista com Matheus Rodrigues nº 13
Entrevista com Silvia Caldeira nº 14
Entrevista com Solange Ferreira nº 15
Entrevista com Tiago Fermino nº 16

Comentários

Veja também

carnaval-ilha-folia-2025-prefeitura-ilha-solteira-ilha-news-1190x330

Últimas notícias

plugins premium WordPress