Os eleitores de Ilha Solteira (SP) que ainda não fizeram a biometria terão mais uma oportunidade neste sábado (11), quando o Cartório Eleitoral faz novo plantão.
O atendimento extraordinário acontecerá das 8h às 13h, no Ilha Shopping. Para os eleitores ilhenses a biometria será obrigatória nas Eleições 2020.
O objetivo do plantão de atendimento é facilitar o comparecimento do eleitor e, assim, aumentar a coleta da biometria no Estado.
É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e comprovantes de residência no nome do próprio eleitor ou de parentes até o segundo grau.
São válidos como comprovante de residência: contas de água, luz, telefone, contrato de aluguel, carteira de trabalho com registro de empresa no município, entre outros.
Para maior conforto e rapidez, o eleitora também pode agendar horário de atendimento no site do TRE-SP ou clicando AQUI.
O procedimento é simples e rápido, incluindo a coleta das impressões digitais, a assinatura digitalizada e a atualização dos dados cadastrais.
A finalidade da biometria é reforçar a segurança na identificação do eleitor na hora de votar, uma vez que as digitais de cada indivíduo são únicas.
Biometria obrigatória
Ilha Solteira faz parte dos 478 municípios que convocaram os eleitores a fazer a biometria obrigatória em 2019, sob pena de cancelamento dos títulos.
O índice daqueles que realizaram o cadastro é preocupante, devido ao baixo comparecimento nos primeiros meses.
Local de votação
Os eleitores de Ilha Solteira também têm outro motivo para comparecerem ao Cartório Eleitoral, o fim das votações nas escolas estaduais Léa Silva Moraes e Urubupungá.
A partir de 2020, os eleitores ilhenses votarão nas escolas municipais ABBS (Zona Sul), Lúcia Maria Donato Garcia (Zona Norte) e Paulo Freire (Jardim Aeroporto).
Por isso, mesmo quem já havia feito o cadastramento biométrico e tinha como local de votação as escolas Léa Silva e Urubupungá devem comparecer.