Os professores e funcionários da rede municipal de Ilha Solteira (SP) passaram por uma capacitação visando, principalmente, o retorno das aulas presenciais, que ainda segue sem data.
A Secretaria Municipal de Educação informou que esse é o primeiro passo do planejamento para o retorno seguro das aulas presenciais.
“A retomada das aulas presenciais é um assunto muito delicado, estamos tendo todo o cuidado necessário para retomarmos no melhor momento, aquele em que tivermos maior segurança. Nossos profissionais receberão várias capacitações para retomarem preparados”, informou a Secretaria de Educação.
Na capacitação, professores e funcionários discutiram com Rafael Mazzini Ramalho, da Vigilância Sanitária, protocolos que devem ser adotados em caso de volta às aulas presenciais.
Foram abordados, desde a presença de estudantes nas salas de aula, à necessidade de manter o distanciamento social em diferentes situações (como intervalos/recreios) e a importância da higiene pessoal (lavar as mãos e/ou usar álcool em geral em diferentes situações.
Em relação a higienização, também foi abordada a importância da limpeza constante dos ambientes, como locais que são tocados por muitas pessoas (grades, mesas, carteiras, corrimões, maçanetas, entre outros), banheiros e que o lixo seja recolhido, no mínimo, três vezes ao dia.
O profissional também recomendou, sempre que possível, a predileção por ambientes abertos e evitar o uso de ventilador e ar-condicionado.
Em relação ao monitoramento da saúde de alunos, professores e funcionários, a recomendação é de aferição da temperatura, não autorizar a permanência de quem apresentar temperatura acima dos 37,5 ºC e de pessoas com sintomas de covid-19.
Primeiros-socorros
Os profissionais da rede municipal também participaram de capacitação em primeiros-socorros com o subtenente Gustavo Trevelin e o sargento Joilton Puluca, do Corpo de Bombeiros de Ilha Solteira.
Na capacitação foram abordados temas como parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas, desmaios, crises convulsivas, queimaduras, ferimentos, lesões músculo esqueléticas, intoxicações, reações alérgicas e insolação.
(Com informações da Divisão de Comunicação da Prefeitura de Ilha Solteira)