A Câmara Municipal de Ilha Solteira (SP) transmitiu, na última segunda-feira (22), pela primeira vez, uma sessão ordinária com tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais).
A ferramenta, que foi adotada em caráter experimental, foi anunciada pelo presidente da Casa de Leis, Valdeci Ferreira Lima (PV).
A tradução está em fase de teste e adaptação ainda, mas a intenção é que seja mais uma ferramenta de inclusão para o cidadão ilhense.
De acordo com Câmara, as traduções vão funcionar através de intérpretes de uma empresa especializada, que acompanharão as sessões e realizarão a tradução durante as transmissões ao vivo.
A proposta é que todas as sessões plenárias ordinárias, extraordinárias e solenes sejam traduzidas em tempo real pelo intérprete de Libras, promovendo a acessibilidade.
“A inclusão social deve ser o norte de toda administração. E com base em nosso Planejamento Estratégico sentimos a necessidade de ampliar o alcance social da Câmara e transmitir as sessões com intérpretes de Libras, é uma forma de aproximar as pessoas com deficiência auditiva dos trabalhos que são realizados pelo Legislativo ilhense”, declarou o Valdeci.
As sessões ordinárias da Câmara de Ilha Solteira são transmitidas às segundas-feiras, a partir das 19 horas, ao vivo pelo Facebook @cmilhasolteira e pelo site cmilhasolteira.sp.gov.br.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Ilha Solteira)