A Câmara Municipal de Ilha Solteira (SP) elege, na sessão ordinária desta segunda-feira (10), última do ano, a partir das 19 horas, a Mesa Diretora para o ano de 2019. A votação é nominal e aberta, sendo assim, cada um dos nove vereadores será chamado e deverá indicar votos para presidente, vice, primeiro e segundo secretários.
Em 2018, pela primeira vez na história de Ilha Solteira, um vereador da oposição foi eleito presidente da Câmara. Rodrigo Kokim (PPS) fez mudanças significativas na administração do legislativo municipal que geraram uma economia de mais de R$ 1 milhão. Este recurso será devolvido à Prefeitura no encerramento do ano fiscal.
A próxima Mesa Diretora também terá mandato de um ano. Falta saber quem será o próximo presidente. Um acordo entre os oposicionistas dava como certa a eleição de Dalmi Guedes (PSC) para 2019 e Eduardo Vasconcelos (PPS) para 2020, praticamente, acabando com as chances dos governistas voltarem a comandar a Câmara neste mandato.
Entretanto, uma movimentação nos bastidores mudou os planos do grupo oposicionista que passou a defender o nome de Antônio Carlos da Silva, o Toninho (PT), para a Presidência da Casa de Leis para 2019, já que ele teria rejeitado o ano de 2020, pois tentaria se candidatar a prefeito.
Diante desta movimentação, o Ilha Solteira News apurou que o vereador Valdeci Ferreira Lima (PV) também lançou seu nome para concorrer ao cargo de presidente e teria conseguido o apoio dos governistas. Em troca, Valdeci votaria em um candidato da situação para a Presidência em 2020. Porém, ainda pode haver surpresa durante a eleição desta noite.