O prazo para o cadastramento biométrico termina nesta sexta-feira (29), em Ilha Solteira (SP), e não deve ser prorrogado. O mesmo prazo é válido para os eleitores de Itapura (SP).
Apesar de restarem apenas cinco dias para o fim do prazo, cerca de 3,3 mil eleitores ainda não cadastraram as digitais no Cartório Eleitoral.
De acordo com Rodrigo Fernando de Mendonça Furtado, chefe do Cartório Eleitoral, para que nenhum eleitor tivesse o título cancelado, seria necessário atender, em média, 660 pessoas por dia, “o que é impossível para a nossa estrutura”, afirmou.
Com base nesse raciocínio e considerando a capacidade de atendimento do cartório, Ilha Solteira deve ter cerca de 10% do eleitorado cancelado.
Foram nove meses de uma campanha intensiva de divulgação da biometria obrigatória, com vários plantões aos finais de semana e feriados.
Até sexta-feira, o Cartório Eleitoral atenderá das 9 às 18 horas, no Ilha Shopping. Após o dia 29, a unidade estará, definitivamente, fechada para a biometria.
Outros 81 municípios paulistas também encerram a biometria nesta sexta-feira. Para cadastrar as digitais e revisar os dados, basta levar documento oficial original de identificação, comprovante de residência recente e título de eleitor, caso tenha.
Cancelamento do Título
Quem não fizer a biometria obrigatória terá o título cancelado. O cancelamento do documento gera impedimentos na vida civil, tais como: tomar posse em concurso público, obter passaporte, conseguir empréstimos em bancos públicos e fazer matrícula em instituições de ensino oficiais.
Eleições 2020
Os eleitores de Ilha Solteira já serão identificados pelas digitais nas eleições municipais de 2020.
A biometria confirma a identidade de cada indivíduo ao votar, tornando o processo eleitoral mais seguro.
Locais de votação
Os eleitores de Ilha Solteira também têm outro motivo, além da biometria, para comparecerem ao Cartório Eleitoral, o fim das votações nas escolas estaduais Léa Silva Moraes e Urubupungá.
A partir de 2020, os eleitores ilhenses votarão nas escolas municipais ABBS (Zona Sul), Lúcia Maria Donato Garcia (Zona Norte) e Paulo Freire (Jardim Aeroporto).
Por isso, mesmo quem já havia feito o cadastramento biométrico e tinha como local de votação as escolas Léa Silva e Urubupungá devem comparecer.