O Cartório Eleitoral de Ilha Solteira (SP) manteve a estimativa de cerca de três mil títulos eleitorais cancelados ao final do prazo para biometria.
Faltam menos de 90 dias úteis para o fim do prazo, a situação é preocupante devido à baixa procura.
Tem sido constatada uma média de comparecimento de 52 eleitores por dia, sendo que o ideal seria de 80 a 90 eleitores para que não haja cancelamentos.
O chefe do Cartório Eleitoral, Rodrigo Fernando de Mendonça Furtado, explicou que boa parte dos eleitores já havia coletado as digitais e compareceu apenas para trocar o local de votação.
Esses eleitores não entram na estatística da revisão biométrica obrigatória feita pelo Cartório Eleitoral.
Rodrigo reiterou que o cancelamento do título de eleitor pode desencadear o bloqueio do CPF pela Receita Federal e outras consequências.
“Como a obstrução para a abertura de conta bancária, quando não, o bloqueio da própria conta. Impedimento para obtenção de salário, principalmente, no caso de servidores públicos. Impedimento à obtenção de empréstimos e até à renovação de matrícula em universidades”, finalizou.
Revisão biométrica obrigatória
A revisão biométrica obrigatória em 2019 abrange 478 municípios paulistas e teve início no dia 4 de fevereiro desse ano.
Faltando pouco menos de 90 dias úteis para a realização da biometria, milhares de ilhenses estão deixando para a última hora.
Restrições
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem o título de eleitor, a pessoa fica impedida de:
- Obter passaporte ou carteira de identidade;
- Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado;
- Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;
- Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
- Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;
- Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
- Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda;
- Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Locais de votação
Os eleitores de Ilha Solteira também têm outro motivo, além da biometria, para comparecerem ao Cartório Eleitoral, o fim das votações nas escolas estaduais Léa Silva Moraes e Urubupungá.
A partir de 2020, os eleitores ilhenses votarão nas escolas municipais ABBS (Zona Sul), Lúcia Maria Donato Garcia (Zona Norte) e Paulo Freire (Jardim Aeroporto).
Por isso, mesmo quem já havia feito o cadastramento biométrico e tinha como local de votação as escolas Léa Silva e Urubupungá devem comparecer.
Além dos plantões de atendimento, o Cartório Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no Ilha Shopping.