Um vídeo gravado por banhistas, na última segunda-feira (29), mostra um cobra nadando na praia Catarina, bem perto da margem do rio Paraná, em Ilha Solteira (SP).
No vídeo, é possível ver a cobra nadando com calma, sem se importar com a presença de pessoas ao redor. Não há informação se a cobra foi retirada da água. Assista no final desta matéria.
Uma pessoa chega a dizer no início da gravação que se trata de uma jararaca, uma cobra venenosa.
📲 Acompanhe as notícias de Ilha Solteira também pelo Instagram @siteilhanews.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem pelo WhatsApp: (18) 99751-7560.
Entretanto, o Ilha News conversou com a zootecnista Gaby Soares de Freitas que afirmou se tratar de uma surucucu-do-pantanal (nome científico Hydrodynastes gigas), não peçonhenta, ou seja, não venenosa.
“É um animal que não oferece riscos à saúde humana. Em caso de encontro, evitar qualquer tipo de interação com o animal é a melhor saída para todos seguirem seu caminho em segurança”, destacou Gaby.
Surucucu-do-pantanal
De acordo com o site mundoecologia.com.br, a surucucu-do-pantanal é uma cobra de grande porte e hábitos semiaquáticos.
Diferentemente da surucucu-pico-de-jaca, que é venenosa e caça, principalmente, roedores, a surucucu-do-pantanal tem preferência por peixes e, principalmente, anfíbios.
Esta espécie mede em média dois metros, embora algumas cheguem a três metros de comprimento. As fêmeas costumam ser maiores do que os machos.