Com o objetivo de inovar no tratamento das pessoas com deficiência e na educação especial, a Apae de Ilha Solteira (SP) inaugurou duas salas multissensoriais, também chamadas de “Salas Snoezelen”.
Esses espaços estimulam os sentidos primários como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem a necessidade de recorrer às capacidades intelectuais dos indivíduos.
O Snoezelen é um método de estimulação sensorial desenvolvido na Holanda, com o objetivo de melhorar o bem-estar de pessoas com deficiências, severas ou profundas.
O nome Snoezelen vem da junção de duas palavras, Snuffelen (procurar/explorar) e Doezelen (relaxar).
Esta metodologia visa a estimulação de todos os sentidos (tato, visão, audição, olfato, paladar, proprioceptivo (órgãos do ouvido interno) e vestibular (que permite perceber localização, posição, orientações do corpo).
O método é utilizado no tratamento dos efeitos causados por deficiências, doenças mentais, demência, alterações de comportamento, hiperatividade, autismo, entre outras.
A Apae de Ilha Solteira inaugurou duas salas, uma branca e outra preta, onde a terapia será aplicada pelas equipes de profissionais da entidade.
“As salas são ambientes com materiais e equipamentos multissensoriais, com o principal objetivo de estimular, sensorialmente, promover relaxamento, estimular competências cognitivas, sociais e motoras. E os métodos terapêuticos utilizados servem para desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA).”, explicou o presidente da Apae, Francisco Carlos Malange.
A entidade conseguiu montar as salas com recursos vindos de várias frentes, principalmente, emendas parlamentares, como da senadora Mara Gabrilli (solicitada pela vereadora Thereza Rocha) e do deputado estadual Paulo Fiorilo (solicitada pelo ex-vereador Toninho).
Presenças
Participaram da inauguração autoridades de Ilha Solteira, como o prefeito Otávio Gomes (PSD) e o presidente da Câmara, vereador Beto (PSB), além de lideranças de Itapura (SP) e Selvíria (MS).
A Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP) esteve representada pelo diretor Paulo Arantes.
📲 Fique por dentro do que acontece em Ilha Solteira. Siga o perfil do Ilha News no Instagram.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ilha Solteira por meio do WhatsApp do Ilha News: (18) 99751-7560.