bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Alunos de Ilha Solteira estão em livro do Projeto ‘Arte da Música’

Mais de 3 mil alunos de 44 escolas brasileiras desenvolvem habilidades criativas por meio de 200 composições musicais 

Compartilhe esta notícia:

Por meio do projeto “Arte da Música”, 3.240 alunos de 44 escolas de dez cidades brasileiras descobriram, na prática, como letras e melodias são um rico elemento para a educação, contribuindo no processo criativo e nas habilidades motoras.

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

Ao todo, 85 professores de escolas públicas de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo trabalharam com os estudantes na construção de mais de 200 composições inscritas no projeto.

Dessas, 20 foram selecionadas e gravadas pelos alunos com o auxílio de um produtor musical, em ritmos diversos.  

250x250-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

As músicas mixadas, resultado de um trabalho de cerca de seis meses, podem ser encontradas nas principais plataformas de streaming (Amazon Music, Apple iTunes, Deezer, Spotify, Tidal, TikTok e Youtube Music), procurando pelo nome “Arte da Música” ou na galeria do site do projeto, que conta ainda com vídeos dos bastidores das atividades.

Todo o material também foi reunido em um livro, que será distribuído, gratuitamente, em todas as escolas participantes. 

Para o coordenador do projeto, Allan de Amorim, participar de atividades musicais em grupo, auxilia no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, estimula a imaginação e a criatividade, favorecendo a concentração, a memória, a autodisciplina e a atenção.

E ainda contribui para o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção do senso rítmico dos alunos.

“Aulas de música, atividades extracurriculares, experiências de escuta ativa e programas escolares podem ainda ajudar no desenvolvimento pessoal, como colaboração, paciência e respeito mútuo”, ressalta.

Realizado pela Horizonte Educação e Comunicação com patrocínio da CTG Brasil e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto envolveu os municípios de Andirá (PR), Avaré (SP), Carneirinho (MG), Ilha Solteira (SP), Iturama (MG), Ourinhos (SP), Piraju (SP), Ribeirão Claro (PR), Selvíria (MS) e Três Lagoas (MS).   

O “Arte da Música” levou às salas de aula orientações para que os alunos pudessem criar canções sobre o tema “Água e Rios”.

Destinado às escolas de Ensino Fundamental II, abrangendo estudantes dos 8º e 9º anos, as atividades utilizaram a música como ferramenta de ensino-aprendizagem.  

Nesta edição, o projeto propôs como tema a importância da preservação da água e dos rios, como forma de incentivar a reflexão sobre a sobrevivência do planeta.

“Ao unirmos esta temática à musicalidade, esperamos que o projeto ajude a sensibilizar toda a comunidade escolar”, reforça Amorim.

📲 Acompanhe as notícias de Ilha Solteira também pelo Instagram @siteilhanews.

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem pelo WhatsApp: (18) 99751-7560.

Comentários

Veja também

Últimas notícias

plugins premium WordPress
error: Este conteúdo está protegido!