bom-preco-outlet-ilha-solteira-970x90-ilha-news
banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Alunos da rede pública da região participam de oficinas sobre empreendedorismo

Patrocinado pela CTG Brasil, programa vai impactar 2 mil alunos
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Uma breve análise no cenário das últimas décadas deixa claro que as profissões têm sofrido mudanças ao longo do tempo.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-300x100px

E é justamente esse o tema do Programa de Empreendedorismo e Cultura (PEC), que será oferecido a alunos e professores da rede pública de ensino de Itapura (SP) e Selvíria (MS).

Com início em agosto, a iniciativa, realizada pela NTICS Projetos com patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa do país e concessionária da usina hidrelétrica Ilha Solteira, no rio Paraná, deve impactar diretamente mais de 2 mil alunos.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-250x250px

“Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estamos inseridos. E o que as oficinas do Programa de Empreendedorismo e Cultura se propõem é servir como porta de entrada dos jovens a esse mercado de trabalho que cada vez mais pede inovação, criatividade e maior compromisso com a sustentabilidade”, afirma Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil.

A diretora de Inovação e ESG da NTICS, Ana Carolina Xavier, completa explicando que o objetivo do PEC é estimular a criatividade dos alunos e prepará-los para o chamado novo mundo, onde serão abordadas as habilidades do futuro e como a geração de renda pode ocorrer de forma sustentável, estimulando a economia circular. “Precisamos mostrar aos jovens as possibilidades de trabalho que o novo mercado tem apresentado, além de movimentar a economia circular, que é uma forma de produzir sem esgotar o meio ambiente.”

Após o evento de abertura, marcado para o dia 23 de agosto, será realizada a primeira oficina: “A evolução do mercado de trabalho”, uma revisão sobre as mais diversas formas de trabalho e seu processo evolutivo, desde a idade média até os dias atuais.

Depois, serão oferecidas mais três oficinas sobre Criatividade, Inovação e Empreendedorismo, nos dias 13 de setembro, 11 de outubro e 1 de novembro. Após as atividades, os temas serão trabalhados em sala de aula.

Os educadores também receberão um conteúdo especial de especialização, com certificado de participação. Entre os temas abordados estão: “Habilidades do Futuro”, “Inovação e Criatividade Aplicada”, “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e “Desvendando o Design Thinking”. “Queremos que os professores também estejam preparados para abordar em sala de aula as novas profissões e todas as suas peculiaridades”, diz Ana Carolina.

Ao final do projeto, os alunos serão convidados a participar da Feira de Ideias, apresentando um projeto em equipe sobre um dos temas abordados nas oficinas.

Todos os trabalhos inscritos vão passar por banca examinadora, e o grupo que apresentar a ideia mais inovadora e sustentável será contemplado com um tablet.

Durante o programa, serão abordados quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação de Qualidade; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; e Cidades de Comunidades Sustentáveis.

O Programa de Empreendedorismo e Cultura teve início no dia 16 de agosto e vai até o dia 8 de novembro. As inscrições serão feitas diretamente pela Secretaria de Educação de cada cidade.

Além de Itapura e Selvíria, outras quatro cidades integram o programa – Diamante do Norte (PR), Primeiro de Maio (PR), Rosana (SP) e Sertaneja (PR).

Informações no site: www.ntics.com.br/programadeempreendedorismoctg 

Sobre a NTICS

Em 2022, a NTICS Projetos celebra 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação).

Baseada em São Paulo (BRA), Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos, a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.

A ambição para os ODS da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Como parte das comemorações de 20 anos, a NTICS Projetos patrocinou o projeto Impacta ODS, que prevê a distribuição dos Almanaques dos ODS da Turma da Mônica.

Compartilhe esta notícia:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Últimas notícias

plugins premium WordPress