Heitor Silva Zanqueta, aluno do ensino médio integrado ao técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP campus Ilha Solteira, foi indicado para concorrer a uma premiação em nível nacional.
O estudante vai concorrer no 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como objetivo reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.
O aluno participou juntamente com outra discente, Luísa Roberta Guimarães, do projeto de pesquisa intitulado “Construção de Mapa Tátil Artesanal: possibilidades e potencialidades”, que foi desenvolvido entre 2021 e 2022 orientados pelo professor de Geografia, Eduardo Roberto Mendes, docente do campus.
O projeto teve como objetivo a construção de protótipos de Mapas Táteis que atendam à população com deficiência visual do campus e da cidade e teve a participação, na fase de testes, do professor Eder Pires de Camargo, da Unesp de Ilha Solteira, que é cego.
Heitor afirmou que “o projeto de iniciação científica me proporcionou experiências incríveis. Por meio dele foi possível participar de feiras e congressos científicos, conhecer pessoas e me familiarizar cada vez mais com a temática de inclusão. Posso afirmar que a pesquisa contribuiu, significativamente, para minha evolução como pessoa, fato bastante alavancado pelas pessoas ao meu redor, em especial meu orientador, professor Eduardo e parceira de pesquisa, Luísa. A abordagem temática é muito necessária no mundo hodierno e ver que frutos vêm sendo colhidos, por meio de premiações em eventos científicos, a exemplo da indicação no “Prêmio destaque de Iniciação Científica”, reafirma a imagem de que o projeto de IC foi bem executado e pautado com bastante esmero e dedicação”.
O resultado da premiação está previsto para o final do mês de abril de 2024 e toda comunidade Ifiana está na torcida para este prêmio vir para Ilha Solteira.