bom-preco-outlet-ilha-solteira-970x90-ilha-news
banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Aluno do IFSP de Ilha Solteira concorre a prêmio nacional do CNPq

O projeto teve como objetivo a construção de protótipos de Mapas Táteis que atendam à população com deficiência visual
ilha-news-aluno-do-ifsp-de-ilha-solteira-indicado-premio-nacional-do-cnpq
Heitor Zanqueta, professor Eduardo Mendes e Luísa Guimarães. Foto: Divulgação
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Heitor Silva Zanqueta, aluno do ensino médio integrado ao técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP campus Ilha Solteira, foi indicado para concorrer a uma premiação em nível nacional.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-300x100px

O estudante vai concorrer no 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como objetivo reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

O aluno participou juntamente com outra discente, Luísa Roberta Guimarães, do projeto de pesquisa intitulado “Construção de Mapa Tátil Artesanal: possibilidades e potencialidades”, que foi desenvolvido entre 2021 e 2022 orientados pelo professor de Geografia, Eduardo Roberto Mendes, docente do campus.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-250x250px

O projeto teve como objetivo a construção de protótipos de Mapas Táteis que atendam à população com deficiência visual do campus e da cidade e teve a participação, na fase de testes, do professor Eder Pires de Camargo, da Unesp de Ilha Solteira, que é cego.

Heitor afirmou que “o projeto de iniciação científica me proporcionou experiências incríveis. Por meio dele foi possível participar de feiras e congressos científicos, conhecer pessoas e me familiarizar cada vez mais com a temática de inclusão. Posso afirmar que a pesquisa contribuiu, significativamente, para minha evolução como pessoa, fato bastante alavancado pelas pessoas ao meu redor, em especial meu orientador, professor Eduardo e parceira de pesquisa, Luísa. A abordagem temática é muito necessária no mundo hodierno e ver que frutos vêm sendo colhidos, por meio de premiações em eventos científicos, a exemplo da indicação no “Prêmio destaque de Iniciação Científica”, reafirma a imagem de que o projeto de IC foi bem executado e pautado com bastante esmero e dedicação”.

O resultado da premiação está previsto para o final do mês de abril de 2024 e toda comunidade Ifiana está na torcida para este prêmio vir para Ilha Solteira.

ilha news professor eder camargo unesp ilha solteira ifsp
Professor cego Eder Camargo, da Unesp de Ilha Solteira, participou do projeto. Foto: Divulgação.

Compartilhe esta notícia:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Últimas notícias

plugins premium WordPress