O estudante Gabriel Maeda, da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ilha Solteira (SP), conquistou uma medalha de prata inédita na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, as Etecs conquistaram 62 medalhas, sendo 22 de prata e 40 de bronze, além de mais de mil menções honrosas.
Gabriel é aluno do terceiro ano do Ensino Médio da Etec e disse que começou sua jornada na Obmep ainda no sétimo ano do Ensino Fundamental. “Sempre gostei de matemática e sempre me esforcei para ser bom naquilo que eu gosto”, declarou.
GABRIEL MAEDA
“Sempre gostei de matemática e sempre me esforcei para ser bom naquilo que eu gosto”
A professora de matemática e coordenadora do Ensino Médio da Etec, Marli Solera, enalteceu a conquista de Gabriel e disse que a medalha de prata é importante, pois eleva o nome da escola a patamares mais altos. “O Gabriel sempre foi um aluno diferenciado pelo gosto pela matemática. É mérito dele”, afirmou a professora.
Monique Dias Pinto, diretora da Etec de Ilha Solteira, que conta com 280 alunos no Ensino Médio, destacou o feito inédito para a instituição e lembrou ainda dos alunos que receberam menções honrosas da Obmep. Para ela, esta conquista representa que os objetivos da Etec de formação do aluno e aprendizado foram alcançados. “Quando esses objetivos são alcançados acontece o reconhecimento do trabalho do professor e a valorização do desenvolvimento do aluno”.
Obmep
Nesta edição, mais de 18 milhões de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de todo o País se inscreveram na competição, que é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).