Ricardo Fonseca Buzo, estudante de Engenharia Elétrica em Ilha Solteira (SP), foi um dos vencedores do Prêmio Unesp de Teses 2021, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (ProPG) para valorizar a produção científica da Universidade.
Ao todo, foram sete vencedores, reconhecidos em diferentes áreas do conhecimento. Além de Ricardo, também venceram o prêmio: Sungil Ferreira (Engenharia de Alimentos – Ibilce); Paula Paccielli Freire (Ciências Biológicas – IBB); Gabriela Takahashi Miyoshi (Ciências Cartográficas – FCT); Gustavo Roberto dos Santos Leandro (Geografia – FCT); Jofer Andree Zamame Ramirez (Patologia – FMB); e Vladimir Miguel Rodrigues (Letras – Ibilce).
Com um objetivo semelhante ao Prêmio Capes de Teses, que é a principal premiação da pós-graduação brasileira, o Prêmio Unesp de Teses visa reconhecer as melhores teses produzidas dentro da Universidade.
Segundo a professora Maria Valnice Boldrin, pró-reitora de pós-graduação, a edição deste ano escolheu não apenas as teses que apresentassem originalidade, inovação e contribuição para sua área do conhecimento, mas que também estivessem correlacionadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela ONU.
O edital contemplou teses que foram defendidas entre janeiro e dezembro de 2020 nos Programas de Pós-Graduação (PPGs), em que cada um poderia inscrever apenas uma tese.
O processo de seleção foi realizado a partir de uma primeira avaliação de um conjunto de pareceristas e, em seguida, a avaliação final e a indicação dos vencedores ficou a critério da comissão para acompanhamento da pós-graduação (CAPG), que é uma comissão assessora da Câmara Central de Pós-Graduação.