A Guarda Municipal de Ilha Solteira (SP) realizou, ontem (16), uma ação contra furtos de fiação que acabou com a apreensão de cerca de 300 quilos de cobre.
A ação foi desencadeada, após guardas municipais flagrarem dois indivíduos carregando uma máquina de soldas que havia acabado de furtar do setor de manutenção do campus central da Unesp.
No local, os elementos também furtaram uma bateria e cabos de cobre. De acordo com os guardas municipais, um deles informou que teria vendido os fios e cabos já desencapados para um caminhão branco. Segundo ele, o cobre estaria embaixo das sucatas.
Em patrulhamento, um caminhão com as mesmas características foi localizado em um ferro velho, na Alameda Amazonas. Os GMs abordaram o veículo e constataram vários sacos com fios e cabos de cobre desencapados embaixo da carga de sucatas.
A carga foi apreendida e encaminhada para a Delegacia de Polícia. Representantes da Unesp e da Elektro foram acionados, mas não reconheceram os fios e cabos como sendo os furtados em suas dependências.
O dono do caminhão, que compra e vende sucatas, disse que o destino do material era a cidade de Barretos (SP). Já o dono do ferro velho afirmou à polícia que o cobre foi comprado de pessoas físicas e que tem os respectivos recibos das compras. Ele se comprometeu a apresentar os recibos à polícia para reaver a carga.
Recentemente, duas escolas municipais tiveram parte da fiação elétrica furtada, ambas no bairro Jardim Aeroporto. Da escola Paulo Freire, os ladrões furtaram 160 metros de cabos e da escola Eva Costa mais 260 metros, totalizando 420 metros.