É uma festa universal de importância para a comunidade cristão-católica. Sabemos que o assento do papa se encontra na Igreja de São João do Latrão. Ali o Papa é o bispo de Roma para o mundo católico. A conhecida Cátedra – cadeira – se encontra na Igreja basilical de São Pedro no Vaticano.
É uma cadeira simbólica com autoridade petrina. Ali o Papa se assenta quando exerce algum ministério mais específico como soa acontecer com os documentos dogmáticos. Daí ao mundo, anuncia aquela verdade. A Cadeira é o lugar do ensino. Os antigos educadores/mestres se assentavam em uma cadeira para passar seus ensinos aos alunos.
A palavra “cátedra” significa assento ou trono e é a raiz da palavra catedral, igreja onde governa o bispo. Em cada diocese, no mundo, existe uma catedral, de onde o bispo, que é a autoridade máxima naquela igreja local, deve conduzir com caridade o povo a ele confiado. O Papa é o bispo de Roma, governa esta diocese, de onde confirma e une toda Igreja no ministério petrino.
E esta cátedra é conservada como uma relíquia, em uma composição barroca, obra do artista Gian Lorenzo Bernini construída entre 1656 e 1665.
Esta esplêndida imagem artística de Bernini, que se vê da entrada da Basílica de São Pedro, é feita de bronze e decorada com um relevo escrito “traditio clavum”, ou seja, “entrega de chaves”, e dá o nome ao altar que se encontra abaixo do “altar da cátedra”. Esse altar é sustentado com as figuras de quatro grandes santos: Agostinho, Ambrósio, Atanásio e João Crisóstomo.
Fundamenta-se na Sagrada a autoridade do Papa: encontrado no Evangelho de Mateus no capítulo 6, a pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: “E vós, quem dizei que eu sou?”. Pedro, em nome dos apóstolos, pode assim afirmar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está nos céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra será ligado no céu e tudo que desligará na terra, será desligado nos céus”.
É um argumento crístico de inquestionável riqueza e certeza. Vemos, no Catecismo da Igreja Católica, nos numerais 552, 881 e 882: “Em virtude de seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal (…). Porém, o múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que, também foi dado ao colégio dos Apóstolos, unido a seu chefe”.
A cadeira de um bispo ou outra autoridade religiosa, especialmente se dentro de uma catedral, é chamada de “cátedra”, em latim, cathedra. A Cátedra de Pedro (cathedra petri), como uma relíquia católica, é conservada na Basílica de São Pedro em Roma. Atualmente, o sucessor de Pedro é o Papa Francisco. A Festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo é celebrada desde o século IV no dia 22 de fevereiro, como sinal da unidade da Igreja, fundada sobre este apóstolo (A12).
Rezemos pelo Papa e pela unidade da Igreja.
São Pedro, rogai por nós!
Padre Jerônimo Gasque
Paróquia Santo Antônio de Pádua
Diocese de Presidente Prudente (SP)