A ciclovia na Avenida Brasil, em Ilha Solteira (SP), deverá ter um trecho de “compartilhamento”.
A expressão é do especialista em trânsito, professor Antônio Clovis Coca Pinto Ferraz, que considerou mais seguro transformar cerca de 200 metros da avenida, localizado entre as duas rotatórias centrais que estão próximas à caixa de água, símbolo da cidade, em “área de trânsito livre para ciclistas e motoristas”.
Está previsto que nesse trecho, que fica em frente ao campus principal da Unesp, todos os demais veículos darão prioridade ao pedestre, que terá faixas exclusivas para travessia da avenida.
A velocidade máxima permitida será de 30 quilômetros por hora e o controle poderá ser feito com radares e câmeras de monitoramento.
Essa semana, o prefeito Edson Gomes (PP) determinou à equipe de Trânsito da Prefeitura, que providencie a sinalização necessária para incluir as vias paralelas à Avenida Brasil, entre as alternativas de escoamento do trânsito para quem esteja motorizado e deseja mais rapidez para chegar ao destino.
Vermelho
Vermelho será a cor da ciclovia no centro da avenida. Todo o trecho receberá uma tinta especial revestindo todo asfalto.
Separando os sentidos de direção haverá uma faixa amarela. As lombofaixas e faixas para pedestres terão cores vermelho e branco.
Durante a noite, a iluminação ocorrerá com focos superiores sobre a ciclovia em todo seu percurso, e focos inferiores que vão iluminar a copa das árvores em alguns pontos, tornando a ciclovia um local agradável também de se ver.
(Fonte: Jornal da Ilha)