bom-preco-outlet-ilha-solteira-970x90-ilha-news
banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Professores da Unesp de Ilha Solteira estão entre os mais influentes do mundo

Um ranking global é criado por pesquisadores de Stanford e outro, pela Clarivate Analytics.
ilhanews unesp ilha solteira
Foto: Juliana Mariano/IlhaNews
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Os professores Carlos Alberto Canesin, Michael John Brennan, Renato Grillo e Rubén Augusto Romero Lázaro, da Unesp de Ilha Solteira, estão entre os cientistas mais influentes do mundo.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-300x100px

“Os senhores tornam-se além disso, a inspiração certa para que nossos estudantes trilhem caminhos acadêmicos de sucesso. Registramos aqui nossa imensa satisfação de tê-los em nossa unidade e parabenizamos por essa conquista”, declarou a Unesp de Ilha Solteira.

Os professores Carlos Alberto Canesin e Rubén Augusto Romero Lázaro são do Departamento de Engenharia Elétrica; já o professor Michael John Brennan é do Departamento de Engenharia Mecânica; e o professor Renato Grillo do Departamento de Física e Química

banner-riviera-sul-ilha-solteira-250x250px

A lista completa dos cientistas mais influentes pode ser conhecida clicando aqui.

Docentes da Unesp figuram entre os mais citados do mundo em levantamentos publicados recentemente por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e por um ranking global divulgado pela Clarivate Analytics, consultoria britânica que anualmente nomeia aqueles que compõem o 1% dos cientistas mais influentes do mundo. 

Enquanto a Clarivate Analytics aponta um total de 6.167 pesquisadores em sua listagem, o artigo dos pesquisadores da universidade norte-americana supera os 100 mil nomes.

Além disso, as duas publicações têm metodologias diferentes para ranquear os pesquisadores. 

A lista da Clarivate Analytics inclui, no total, 19 pesquisadores brasileiros, sendo nove das três universidades estaduais paulistas – USP, Unicamp e Unesp.

Universidade de Stanford

Outro ranking de pesquisadores com artigos de impacto foi publicado em outubro pela revista científica Plos Biology.

Em um artigo para o periódico, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, divulgaram um banco de dados com mais de cem mil cientistas, de todas as áreas do conhecimento.

O estudo usa citações da base Scopus e considera apenas pesquisadores com autoria em, no mínimo, cinco artigos, o que totaliza quase 6,9 milhões de cientistas (6.880.389).

Os autores do artigo dividiram a base de dados em duas tabelas: uma considerando o impacto do pesquisador ao longa da sua carreira e outra considerando o impacto do pesquisador apenas no ano de 2019. As tabelas podem ser acessadas clicando aqui.

Apesar do grande número de pesquisadores selecionados na lista, mais de 100 mil, quando comparado aos quase 6,9 milhões que publicaram pelo menos cinco artigos na base Scopus, esta seleção representa cerca de 2% do total.

A Unesp teve 20 pesquisadores relacionados entre os 2% mais citados do mundo, quando considerada toda a carreira do cientista.

Quando o levantamento considera especificamente o ano de 2019, são mais de 40 nomes vinculados à Universidade.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Unesp de Ilha Solteira)

Compartilhe esta notícia:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Últimas notícias

plugins premium WordPress