Depois de bater o recorde histórico de calor, hoje (30), é a umidade relativa do ar que deve bater o recorde do ano, chegando a apenas 8% em Ilha Solteira (SP).
A previsão é do IPMet, da Unesp de Bauru, que também indica temperaturas entre 25 ºC e 43 ºC, podendo bater novamente o recorde de calor da cidade.
Não deve chover em Ilha Solteira, pelo menos, até a próxima terça-feira (6/10). Neste período, a umidade do ar cai a apenas um dígito e o calor ultrapassa a casa dos 40 ºC todos os dias.
A previsão de temperatura para Ilha Solteira na próxima segunda-feira (5) é de 44 ºC, podendo estabelecer um novo recorde de calor na cidade.
Com base nos dados do Canal Clima, da Unesp de Ilha Solteira, caso a previsão se confirme nesta quarta-feira, será a menor umidade relativa do ar deste ano.
Por enquanto, a umidade do ar mais baixa em 2020 foi registrada no dia 27 de agosto, com 14.1%. Já o recorde histórico de 7.2% foi registrado em 7 de outubro de 2004.
Ainda de acordo com o Canal Clima, Ilha Solteira está há 94 dias sem chuvas acima de 10 milímetros. A maior estiagem foi registrada em 2018, com 165 dias sem chuvas acima de 10mm.
A Defesa Civil está emitindo alerta de forte onda de calor e de índices críticos de umidade relativa do ar.
Para evitar complicações, é importante se manter hidratado e evitar aglomerações, preferindo ambientes arejados.
Com o forte calor e baixa umidade do ar, não é recomendado fazer exercícios físicos nos horários de maior incidência de radiação ultravioleta do sol.
A atenção deve ser redobrada com idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a se desidratar mais rapidamente.