Por: Rodrigo Mariano e Douglas Cossi
Ilhasolteira.news e Ilhadenoticias.com
Os partidos políticos já estão liberados para realizarem convenções, nas quais serão definidos os candidatos que disputarão a próxima eleição, no dia 15 de novembro.
E este período decisivo começa com quatro candidaturas na disputa pela Prefeitura de Ilha Solteira (SP).
Por enquanto, estão na disputa o prefeito Otávio Gomes (PSDB), que tentará a reeleição, o advogado e ex-vereador Darley Barros Jr. (MDB), o vereador Rodrigo Batista Gonçalves, o Kokim (PL) e o empresário Tasso Mariano (Patriotas), esses três últimos em oposição ao atual Governo.
Apesar de diversas reuniões realizadas desde o início do ano buscando uma união, a oposição entra, mais uma vez, na pré-campanha dividida.
Pelo menos 14 partidos devem disputar a próxima eleição. Cinco apoiando a reeleição de Otávio (PSDB, DEM, PSB, Solidariedade e PTB).
Cinco apoiando a candidatura de Kokim (PL, PT, PSL, PDT e Cidadania).
Darley e Tasso terão ao seu lado dois partidos, cada. O ex-vereador deve contar com o apoio de MDB e Podemos, enquanto o empresário irá para a disputa com Patriotas e PV.
Dos quatro pré-candidatos, Otávio é o único que já teria seu vice definido, o vereador Emanuel Zinezi Rodrigues (DEM).
Darley, Kokim e Tasso só devem confirmar seus vices nas convenções de suas coligações. Os partidos têm até 16 de setembro para realizarem suas convenções e confirmarem seus candidatos.
Otávio Gomes
Otávio disputou sua primeira eleição em 2016, como vice na chapa liderada pelo pai, o ex-prefeito Edson Gomes (PP).
Apesar da vitória nas urnas, Edson foi condenado e impedido pela Justiça de assumir a Prefeitura de Ilha Solteira.
Com isso, o município passou ser comandado por Otávio, que se tornou o mais jovem a assumir a chefia do Executivo.
Darley Barros
Darley já foi vereador por dois mandatos. Na última eleição, foi o quarto mais votado, com 609 votos, mas não garantiu uma cadeira na Câmara, ficando como suplente.
Em 2017, Darley foi nomeado secretário de Assistência Social, Cultura e Turismo do Governo Otávio Gomes, mas deixou a pasta em dezembro de 2018.
Ele já havia ocupado o cargo de diretor de Turismo durante o segundo Governo de Edson Gomes.
Rodrigo Kokim
Kokim é vereador de primeiro mandato. Foi eleito em 2016, com 479 votos, sendo o quinto mais votado. Em 2018, foi eleito presidente da Câmara, ficando no cargo um ano.
Tasso Mariano
Tasso nunca ocupou um cargo público e disputará pela segunda vez a Prefeitura de Ilha Solteira.
Em 2016, ele obteve 949 votos, ficando em quarto lugar. Tasso disputou aquela eleição isolado pelo PEN. Desta vez, conseguiu o apoio do PV.