bom-preco-outlet-ilha-solteira-970x90-ilha-news
banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Pacientes com covid-19 nas ruas viram caso de polícia

A revelação foi feita pelo vereador Emanuel durante sessão da Câmara de Ilha Solteira, na última segunda-feira.
vereador-medico-emanuel-zinezi-coronavirus-ilha-solteira-news
Foto: TV Câmara/Reprodução
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

A revelação foi feita pelo vereador Emanuel Zinezi Rodrigues (DEM) durante sessão da Câmara de Ilha Solteira (SP), na última segunda-feira (22). Confira o vídeo no final desta matéria.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-300x100px

De acordo com o parlamentar, que é médico e diretor técnico do Hospital Regional de Ilha Solteira (SP), alguns pacientes que testaram positivo para a covid-19 e que deveriam manter isolamento por, pelo menos, 15 dias em casa, estão circulando normalmente pela cidade colocando em risco outras pessoas.

Logo após a sessão, o trecho do vídeo em que o médico faz a revelação passou a ser amplamente compartilhado nas redes sociais.

banner-riviera-sul-ilha-solteira-250x250px

Segundo Emanuel, os pacientes que testaram positivo para a covid-19 estão em casa, onde deveriam permanecer isolados até uma reavaliação com novos exames.

“Esses pacientes têm saído, ido ao mercado, ido à padaria e estão positivos. Eles estão em franca disseminação e propagação do vírus”

Emanuel Zinezi Rodrigues

De acordo com o médico e vereador, esses pacientes foram flagrados pela Vigilância Sanitária no último fim de semana.

Emanuel esclareceu ainda que todos os pacientes sabem dos riscos que estão oferecendo à população ao saírem de casa.

“Todas elas estão avisadas, estão ciente que se forem para rua vão tá passando”, alertou o médico.

O diretor técnico do HR menciona ainda no vídeo que são várias pessoas desrespeitando o isolamento obrigatório.

“Não é um, não são duas pessoas, são mais pessoas que esse fim de semana estavam no comércio, na rua, tava andando”, lamentou.

Emanuel disse ainda que esses pacientes são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas da covid-19, porém, não deixam de transmitir.

“Isso é preocupante. A vigilância [sanitária] não consegue monitorar a pessoa 24 horas por dia. A gente esperava que essas pessoas ficassem 24 horas em casa”, resumiu.

Investigação

Ontem (23), um boletim de ocorrência foi registrado tendo como vítima “a coletividade” para apurar quem são os pacientes com covid-19 que furaram o isolamento.

O delegado Miguel Gomes da Rocha Neto explicou que a investigação pretende identificar esses pacientes.

“O doutor Emanuel será chamado para apontar os nomes dos pacientes e também iremos expedir ofício para a Vigilância Sanitária informar os nomes dos pacientes e quais descumpriram as medidas”, adiantou o delegado.

Segundo ele, dependendo do resultado das investigações, esses pacientes poderão responder criminalmente.

Esses pacientes poderão responder por infração de medida sanitária preventiva. O crime consta do artigo 268 do Código Penal: “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

A pena é de detenção, de um mês a um ano, e multa. A pena é aumentada em um terço, se o infrator é funcionário da saúde pública ou exerce profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Também poderão responder por oferecer perigo de contágio de doença grave. O crime está no artigo 131 do CP: “Praticar, como o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio”.

Para esse crime, a pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa. O ilhasolteira.news apura se as Polícias Civil e Militar ou a Guarda Municipal estão devidamente equipadas para deter esses pacientes nas ruas da cidade.

Compartilhe esta notícia:

banner-riviera-sul-ilha-solteira-1200x280px

Últimas notícias

plugins premium WordPress