Preocupada com a situação que a pandemia da covid-19 trouxe para a educação brasileira, especificamente no que diz respeito ao ensino médio, a Unesp, em conjunto com a Fundação Vunesp, estuda medidas para adequação da realização do seu vestibular à nova realidade, entre as quais o seu possível adiamento.
Neste caso, uma nova data será marcada em comum acordo com a USP e com a Unicamp, para permitir que os candidatos interessados não sejam prejudicados na concorrência a uma vaga nas universidades públicas estaduais paulistas.
Além disso, pela mesma razão, a nova data será estabelecida somente após a definição da nova data do Enem.
Se mantidas as datas, o Vestibular 2021 da Unesp terá período de inscrição de 8 de setembro a 8 de outubro de 2020. O exame da primeira fase está marcado para o dia 15 de novembro.
Equilíbrio de chances
Ciente das grandes dificuldades pelas quais passam os estudantes de terceiro ano de ensino médio para acompanhar as aulas durante este ano letivo, a Unesp estuda também a possibilidade de as provas serem preparadas com maior ênfase aos conteúdos do primeiro e do segundo ano do ensino médio, de modo a equilibrar as chances dos candidatos que já finalizaram e os que ainda não concluíram o ensino médio.
O programa do vestibular da Unesp segue o programa oficial do ensino médio do Estado de São Paulo e 50% das vagas de cada um dos cursos oferecidos são reservadas a egressos de escolas públicas.
Unesp Ilha Solteira
A Unesp está presente em 24 cidades paulistas. Em Ilha Solteira são oferecidos oito cursos de graduação.
- Engenharia Agronômica
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Ciências Biológicas
- Licenciatura em Física
- Licenciatura em Matemática
- Zootecnia
(Com informações da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp e Fundação Vunesp)