A informação foi confirmada ontem (6), pelo médico e vereador Emanuel Zinezi Rodrigues (DEM), que é diretor técnico do Hospital Regional de Ilha Solteira (SP). Confira no vídeo no final desta matéria.
Durante sessão ordinária fechada ao público, mas com transmissão ao vivo pela internet, Emanuel disse que os três casos de Covid-19 foram diagnosticados por meio de tomografias.
“Hoje, praticamente, nós temos três fortemente suspeitos no hospital, a gente só não pode falar que é, mas pelos padrões radiológicos são Covid, que inclusive está nos laudos”, garantiu.
Apesar disso, o Boletim Epidemiológico nª 19 divulgado, ontem, pela Secretaria Municipal de Saúde, apontou que existem oito casos suspeitos, um negativo e nenhum positivo na cidade.
“Não tem o teste, mandou fazer o teste, mas já entramos com o tratamento”, explicou o médico e vereador que informou um atraso de cerca de 20 dias nos testes.
Emanuel disse ainda, durante a sessão, que os resultados dos testes não têm prazo e que, inclusive, pacientes já morreram em São Paulo sem o resultado dos testes.
O médico e vereador informou também que é muito fácil de identificar. Porém, fez uma ressalva, mesmo com tomografia, se estiver no início da doença, não tem lesão nos pulmões e não é possível diagnosticar dessa forma.
O diretor técnico do HR disse ainda que a tomografia não pode ser feita por todas as pessoas, que são analisados vários critérios do quadro de saúde do paciente.
Emanuel revelou que Ilha Solteira já enviou dez testes para o laboratório Adolfo Lutz, mas que apenas um teve resultado.
Dos três casos de Covid-19 internados na UTI do HR, dois são da cidade e um de fora.
A informação do vereador e médico foi confirmada pelo prefeito em exercício Otávio Gomes (DEM), que esteve na sessão da Câmara Municipal para falar das ações do município no combate ao Covid-19.
“Existem, sim, três casos no município, clinicamente. Nós teremos, sim, exames positivos”, alertou o prefeito em exercício.
Boletim Epidemiológico
O Boletim Epidemiológico divulgado ontem mantém 33 casos suspeitos de dengue e dois suspeitos de H1N1.
Em relação ao Covid-19, agora são oito casos suspeitos e um negativo. Todos os casos suspeitos aguardam resultados de exames para confirmação ou não.
De janeiro até ontem foram confirmados 14 casos de dengue e nenhum de H1N1 ou Covid-19.
Brasil
Conforme boletim do Ministério da Saúde, também divulgado ontem, no Brasil existem 12.056 casos positivos de Covid-19 e 553 mortes, um aumento de 13% em relação ao boletim anterior.
No país, a taxa de letalidade é de 4,4%. Foram registradas 67 mortes em 24 horas no Brasil. No boletim anterior foram 54.
São Paulo
O Estado de São Paulo é o que concentra o maior número de casos, com 4.861. Também tem o maior número de mortes do país, 304.
O Governo do Estado disponibilizou um guia de prevenção sobre o coronavírus que pode ser acessado clicando aqui.