A pandemia de coronavírus tem motivado um avalanche de fake news. Um dos boatos propagados pelas redes sociais dizia que alguns trabalhadores chineses da CTG Brasil estariam contaminados com o covid-19 por terem viajando para a Europa durante o Carnaval.
Na região, a CTG Brasil é a responsável pela a operação das usinas hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá, que passam por processo de modernização.
Ao ilhasolteira.news, a CTG Brasil informou que não tem “nenhum caso registrado de Covid-19 em nossas operações e que os profissionais da empresa que se encontram em casa, sejam brasileiros ou chineses, estão cumprindo a orientação do Ministério da Saúde de isolamento social, realizando suas atividades em home office“.
A CTG Brasil ressaltou ainda que, desde janeiro, vem tomando todas as medidas recomendadas contra a propagação da Covid-19.
“Visando proteger a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e parceiros e garantir a segurança da operação de suas usinas”, declarou.
Segundo a concessionária, usinas hidrelétricas como a de Ilha Solteira, e todas as outras que compõem o parque gerador da CTG Brasil, são essenciais e não podem parar.
“A CTG Brasil tem tomado todas as medidas necessárias para a manutenção e geração de energia incluindo a redução da mão de obra nas usinas de modo a diminuir a exposição dos trabalhadores e garantir a permanência apenas daqueles que são fundamentais para a operação”.
Precauções
A CTG Brasil informou também que todo colaborador que entra nas áreas operacionais das usinas (próprios e prestadores de serviço) tem sua temperatura corporal aferida diariamente e estão recebendo máscaras e orientações adicionais para preservar sua saúde.
“A empresa também suspendeu por tempo indeterminado todas as viagens a trabalho – nacionais e internacionais – e visitas”.
As reuniões, de acordo com a concessionária, continuam sendo realizadas somente por telefone e videoconferência. “As empresas contratadas foram orientadas a tomar as mesmas medidas. Além disso, um grupo multidisciplinar foi formado e se reúne diariamente para discutir e executar outras ações de segurança à medida que novas informações sobre o combate ao vírus sejam comunicadas pelas autoridades competentes”.
Quarentena
Desde janeiro, a CTG Brasil adotou o procedimento de colocar em quarentena todos os colaboradores com sintomas de gripe ou que retornaram de viagens internacionais, seja a trabalho ou de férias.
“É uma ação preventiva visando preservar a saúde de nossos colaboradores e a geração de energia elétrica que chega aos hospitais e lares dos brasileiros”.
Orientações
A CTG Brasil reforçou que também está seguindo a Portaria nº 117/2020, no Ministério de Minas e Energia, com orientações às empresas do setor a fim de preservar a segurança das pessoas e garantir o abastecimento de energia ao país, neste momento de enfrentamento ao surto do novo coronavírus.
Confira abaixo o trecho da portaria publicada no último dia 18 de março no Diário Oficial da União.
O Ministério de Minas e Energia, considerando a situação excepcional que acomete o mundo em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19, orienta, aos Setores de Energia e de Mineração, a adoção de medidas específicas para a preservação da segurança e da adequabilidade do suprimento de energia elétrica e combustíveis, bem como dos bens minerais, em condições de atendimento às necessidades da população, da indústria e do comércio, observando, rigorosamente, os protocolos de operação segura.
A Agência Nacional de Energia Elétrica; a Agência Nacional de Petroleo, Gás Natural e Biocombusveis; e a Agência Nacional de Mineração deverão solicitar, aos Agentes regulados, Plano de Ação, abrangendo as suas respectivas atividades, com vistas à manutenção da prestação dos serviços.
Adicionalmente, deverão fiscalizar a execução dos Planos de Ação e informar ao Ministério, por intermédio do endereço eletrônico descrito a seguir, os resultados. Para possibilitar a centralização das informações dos Setores sobre as atividades em curso, foi ativado o e-mail: [email protected] e definido o ponto de contato deste Ministério – Sr. Luiz Claudio Soares de Carvalho e o seu suplente, Silvio Castilho das Oliveiras.
As Empresas e as Agências vinculadas a este Ministério, além do Operador Nacional do Sistema (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) deverão enviar diariamente, até ás 12h ou, dependendo da urgência e gravidade, a qualquer momento, as seguintes informações, no que couber:
1.Setores de Energia Elétrica: as situações da geração, da transmissão, da distribuição e das barragens; e alertas de cheias.
(…) d) Todos os Setores: número de Servidores ou Empregados, incluindo Terceirizados, afetados pelo vírus COVID-19, informando a localização geográfica; e quaisquer outros dados considerados relevantes.