A Unesp divulgou, ontem (12), um comunicado em que faz uma série de recomendações para a comunidade universitária em razão da epidemia do novo coronavírus (Covid-19), seguindo as orientações vigentes das autoridades de saúde.
Entre as recomendações, está a de manutenção das atividades administrativas e acadêmicas em todas as unidades.
A decisão foi tomada pelo recém-formado Comitê Unesp Covid-19, com base no cenário atual da epidemia.
Em comunicado também divulgado ontem, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), decidiu “seguir as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, que não prevê, neste momento, suspensão de aulas”.
Apesar da continuidade das aulas, as recomendações divulgadas pela Unesp incluem medidas de contenção preconizadas para o atual estágio da epidemia, tais como evitar a realização de eventos na cidade de São Paulo nas próximas semanas e priorizar reuniões por sistemas de videoconferência, em substituição a encontros presenciais.
As atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), que funcionam em vários câmpus da Unesp, estão temporariamente suspensas –os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis às formas graves da doença.
O Comitê Unesp Covid-19 permanecerá mobilizado para posicionar prontamente a comunidade unespiana sobre eventuais modificações das recomendações para o manejo da doença.
Fazem parte do comitê professores da Faculdade de Medicina, representantes da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador (CSST), das pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação, da Assessoria de Relações Externas, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e da Assessoria de Comunicação e Imprensa.
Leia a íntegra dos comunicados da Reitoria da Unesp e do Cruesp divulgados ontem.
Para entender mais sobre o assunto, veja abaixo a aula sobre o novo coronavírus gravada em 28 de fevereiro pelo professor Carlos Fortaleza, da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu, no estúdio da TV Unesp.
Fake news
Na tarde de hoje (13), uma suposta nota da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Feis) viralizou e alarmou não só a comunidade unespiana.
A mensagem dizia que um aluno da Unesp de Ilha Solteira estaria com o novo coronavírus e havia sido expulso do campus.
A brincadeira de mau gosto obrigou a Direção da Unesp a emitir um comunicado negando o caso de coronavírus no câmpus ilhense.
Confira abaixo a matéria sobre o boato espalhado pelas redes sociais.
(Com informações da ACI Unesp, do Comitê Unesp Covid-19 e do Cruesp)