A Câmara Municipal de Ilha Solteira (SP) realiza, hoje (3), às 19 horas, após o recesso parlamentar, a primeira sessão ordinária do último ano da legislatura.
Na pauta da sessão desta segunda-feira serão discutidos e votados três projetos que revogam leis municipais que criaram cargos no quadro do magistério.
A aprovação desses três projetos tem objetivo de cumprir compromissos feitos em Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público.
São eles: o projeto de lei nº 2/2020, que revoga integralmente a lei municipal nº 358/96; o projeto de lei complementar nº 2/20, que revoga integralmente a lei complementar nº 219/10; e o projeto de lei complementar nº 3/20, que revoga integralmente a lei complementar nº 244/11.
Também será votado o projeto de decreto legislativo nº 20/19, que concede Moção de Congratulação para a equipe tetracampeã dos Jogos Regionais de Ginástica Rítmica.
Eleições 2020
Durante o recesso parlamentar, os nove vereadores aproveitaram para se movimentarem no tabuleiro se preparando para as Eleições 2020.
O fim das coligações proporcionais, ou seja, para a eleição de vereadores será uma das principais mudanças para este ano.
Sendo assim, os partidos não poderão mais se unirem para disputar o pleito. Cada partido, sozinho, deverá completar a chapa com 14 candidatos, sendo, no mínimo, cinco mulheres.
Troca-troca
Do dia 5 de março ao dia 3 de abril, ocorre o período da chamada janela partidária, quando os vereadores poderão mudar de partido por justa causa, sem perder o mandato.
Em Ilha Solteira, a movimentação ainda é grande nos bastidores, mas algumas acomodações já foram feitas.
Dos nove vereadores ilhenses, seis deverão trocar de partido na janela. Apenas Alberto dos Santos Júnior, o Beto (PSB); Antônio Carlos da Silva, o Toninho (PT); e Emanuel Zinezi Rodrigues (DEM), devem permanecer nos partidos atuais para as eleições de outubro.
Outra possibilidade é de que Emanuel seja o candidato a vice-prefeito ao lado de Otávio Gomes, também no DEM.
Rodrigo Batista Gonçalves, o Kokim (Cidadania), articula para disputar a eleição majoritária como candidato a prefeito, provavelmente, com Marquinho de Paula como vice.
Veja como ficaria a Câmara Municipal após a janela partidária, caso todas as previsões se confirmem:
- Beto – PSB
- Toninho – PT
- Dalmi – PSC > PL
- Cido – PSD > DEM
- Eduardo – Cidadania > DEM
- Emanuel – DEM
- Ricardo – PP > PSB
- Kokim – Cidadania > PL ou PDT
- Valdeci – PV – PSB